Agenda Cultural e ConvitesDestaque (Slide Show)Espaço CulturalNotíciasNotícias do GamaSaudade minha cidade

Com lançamento nesta sexta (08/11), o novo livro de Marcos Linhares conta a trajetória da Cia Voar Teatro de Bonecos

Traçar um percurso biográfico pela história da Cia Voar Teatro de Bonecos, sem perder a oportunidade de refletir sobre o fazer inerente a esta linguagem tão peculiar do teatro: A das formas animadas.

Essa é a proposta do novo livro de Marcos Linhares, “O Voo da Imaginação – Voar Teatro de Bonecos – 15 anos de jornada criativa (Editora Trampolim), que será lançado nesta sexta-feira (08/11), a partir das 18h30, no Carpe Diem Restaurante (104 Sul). A publicação da obra só foi possível graças ao patrocínio do FAC/DF, por meio do edital de manutenção da Voar Teatro de Bonecos.

Linhares explica que poder contar a jornada dos 15 anos da Cia Voar foi um presente. “Criada no Gama(DF), a companhia teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, Chile e México, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana (SP), melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí (ES), sempre julgado por profissionais de notório saber. De quebra, a Voar criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas Lindas de Goiás, Festival de Teatro de Bonecos do Gama (FESTINECO), Festival de Teatro para Infância de Brasília (FESTIBRA) e Festival ESPETACULIM- Pequenos Espetáculos de Grande Qualidade. Entre tantos outras conquistas, desta carreira já repleta de conquistas”, revela o autor que também é jornalista.

Marcos Linhares. Foto: Hermínio Oliveira

O escritor também pontua que o livro possui diversos momentos para reflexão sobre o trabalho do teatro de manipulação, além de tentar entender um pouco da razão de o Gama ser a região administrativa do Distrito Federal com o maior número de grupos de teatro de bonecos. ‘”Agradeço ao criador da Voar, o Marco Augusto Rezende pelo voto de confiança e ter me escolhido/permitido contar essa bela história. Entrevistei cerca de 20 pessoas que passaram e/ou ainda estão no grupo e pude apurar que

ele é um artista que, além de criativo, tem um senso apurado de cidadania e educação, pois está sempre formando novos artistas, oferecendo ocupação profissional, formando plateia e promovendo um diálogo constante com a literatura nos espetáculos que produz”, observa o biógrafo.

O autor
Marcos Linhares é autor de outros 12 livros, preside o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores) desde 2015 e acaba de recriar o Fórum do Livro e da Leitura do DF.  Publicou estilos diversos com livros de biografia, poemas, crônicas, contos, jornalismo esportivo, jornalismo literário, jornalismo policial e jornalismo cultural.  Ganhou, em parceria com Marcelo Capucci,  o International Latino Book Awards (ILBA) em 2016, em Nova York, na categoria melhor livro infantil ilustrado com “Faço, Separo, Transformo”.

Serviço:
O quê: Lançamento de “O Voo da Imaginação – Voar Teatro de Bonecos – 15 anos de jornada criativa” (Editora Trampolim)
Quando: Sexta (08/11), a partir das 18h30
Onde: Carpe Diem restaurante (104 Sul)

A publicação da obra só foi possível graças ao patrocínio do FAC/DF, por meio do edital de manutenção da Voar Teatro de Bonecos.

Informações: (61) 99905-5905
Tags

Artigos relacionados

Fechar