DestaqueNotíciasPolíticaRelações Exteriores e Embaixadas

“Dia Negro” da Caxemira é observado no Brasil

A Embaixada da República Islâmica do Paquistão em Brasília realizou solenidade alusiva – “Dia Negro”. Em 27 de outubro de 1947, as forças indianas entraram na Caxemira e nunca mais foram embora. Desde então, os caxemires observam um 'dia negro' em 27 de outubro.

“Desde que as forças indianas chagaram em Srinagar para ocupar Jammu e Caxemira 72 anos atrás, o povo reprimido, oprimido e brutalizado do vale tem voltado o seu olhar à comunidade internacional à procura de justiça. O povo de Jammu e Caxemira está esperando que a comunidade internacional cumpra as promessas que fizeram através das várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, exigindo um plebiscito livre e imparcial que permita os caxemires exercer o direito inalienável de autodeterminação. Sobrevivendo sob condições de repressão contínuas, os caxemires demandam liberdade das forças de segurança da ocupação enquanto apelam à comunidade internacional para que abram os olhos perante o tratamento desumano ao qual vem sido submetidos há mais de sete décadas hoje,” observou o Embaixador do Paquistão, Sua Excelência Sr. Najm us Saqib, durante um evento organizado na Embaixada hoje, para comemorar o “Dia Negro” da Caxemira.

O Embaixador também reiterou contínuo apoio diplomático, moral e político à causa justa do povo da Caxemira.

Oradores incluindo o representante dos caxemires no Brasil e Presidente da Associação Paquistão-Brasil, o Adido de Defesa General de Brigada Muhammad Yousaf e o Primeiro Secretário Azeem Cheema destacaram a significância histórica do dia 27 de outubro, manifestaram total solidariedade com o povo do território de Jammu e Caxemira ocupado pela Índia, condenaram o contínuo uso de força bruta pelas Forças de Ocupação da Índia e as ações ilegais tomadas por Nova Deli desde 5 de agosto, incluindo a imposição de um toque de recolher rígido e total isolamento do vale.

Durante a função, foram lidas mensagens do Presidente e Primeiro Ministro do Paquistão.

No final do evento, a Associação Paquistão-Brasil (PBA) apresentou uma resolução a favor do término das atrocidades na região de Jammu e Caxemira ocupada pela Índia e exigindo a implementação das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Primeiro Secretário Azeem Cheema, Embaixador de Paquistão no Brasil, Sr. Najm us Saqib, Secretário da comunidade paquistanesa, Sr. Shah Faisal, e o General de Brigada Muhammad Yousaf.

O dia 27 de outubro é observado no mundo inteiro como o “Dia Negro” desde quando, 72 anos atrás, nesse mesmo dia, sem qualquer pretexto legal, a Índia tomou controle à força do estado de Jammu e Caxemira. Desde então, as Forças de Ocupação da Índia vêm impiedosamente matando caxemires inocentes e desarmados, vandalizando propriedades e cometendo outros atos desumanos.

Primeiro Secretário Azeem Cheema.
Contador da Embaixada de Paquistão no Brasil, Sr. Saqib Nisar.
Adido de Defesa General de Brigada Muhammad Yousaf.
Membro da comunidade paquistanesa, Sr. Amir kashmiri.
Membro da comunidade paquistanesa, Sr. Qari Rehmat Ali Afridi.

Embaixador de Paquistão no Brasil, Sr. Najm us Saqib,

Galeria de fotos do Gama Cidadão:

Da redação do Gama Cidadão com informações da Embaixada de Paquistão no Brasil.

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados