Notícias

MANIFESTAÇÕES NA REGIÃO SUL DO ENTORNO FECHAM BR-040 E DF 290 NESSA SEGUNDA

 img

Os motoristas que passam pela BR-040 e DF-290 precisam de paciência para enfrentar o trânsito na região. Nesta segunda-feira (17/3), moradores bloqueiam as vias em vários pontos. O motivo da manifestação é o mesmo de “outros carnavais”, o péssimo serviço prestado pelas empresas que fazem o transporte público da região, principalmente Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental. Não fosse só isso, agora agrega à problemática a situação precária pela qual estão sendo submetidos os usuários desse transporte na Rodoviária de Brasília, onde passaram a ter que embarcar em plataformas improvisadas no piso superior. Tudo isso junto culminou em uma mega manifestação pela região.

Os manifestantes queimaram pneus nos pontos de bloqueio e usam entulho para fazerem barricadas interditando as pistas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, mas estão sendo impedidos pelos manifestantes de realizarem os atendimentos. Pelo menos seis ônibus já foram danificados, quatro deles incendiados.

img

 

A PRF acompanha a manifestação e tenta negociar com o grupo, mas sem sucesso. Várias pessoas foram presas.

Em Valparaíso, a via que fica na altura do viaduto, limite entre DF e Goiás, foi fechada pela manhã e permanece com o sentido Luziânia completamente parado. Os manifestantes também bloquearam passagens adjacentes, que seriam usadas como alternativas à BR-040. Durante o protesto, um ônibus foi incendiado próximo à garagem da Anapolina, no bairro Chácaras Anhanguera em Valparaíso. Os bombeiros foram impedidos de apagar o fogo pelos manifestantes. O veículo ficou destruído. O veículo já foi recolhido pela empresa. As barricadas que foram colocadas no cruzamento da rua Tupinambá com a rua 1 permanecem. Ainda há pequenos focos de incêndio, mas os veículos já conseguem transitar pela região.

img

 

O protesto continua na região (BR-040 e DF-290). Por volta das 11h30, a Tropa de Choque da PRF entrou em ação em Valparaíso, na região da passarela da entrada principal do município. Nesse ponto a BR-040 foi bloqueada nos dois sentidos. Bombas de efeito moral foram usadas para tentar dispersar o grupo, mas a manifestação continua. Até o momento, 13h44, apenas o sentido Brasília da BR-040 está liberado. Ainda sim há resistência por parte dos manifestantes. O Sentido Luziânia segue bloqueado. No momento em que a tropa de choque arremessava bombas de efeito moral uma mulher que tentava atravessar a BR-040 acabou inalando gás e desmaiou. Ela estava com um bebê de sete meses no colo. Os moradores que estavam no protesto prestaram socorro à vítima.

Mais cedo, manifestantes se reuniram com a prefeita da cidade, Lucimar Nascimento. No encontro, os moradores falaram dos problemas do transporte público para quem precisa ir ao DF. Entre os relatos estão falta de ônibus, descumprimento do horários dos itinerários, lotação e falta de manutenção.

A situação segue tensa e segundo falaram alguns manifestantes a tarde deve ser mais intenso ainda. O trânsito na DF-290 está bloqueado nos dois sentidos. 

Vários ônibus foram queimados, até o momento se tem registro de 4. Alguns portais de notícia alegam que foram 6 ônibus destruídos. A população coloca fogo e impedem que os bombeiros conseguiram realizar o atendimento, hostilizando-os. O objetivo é a destruição total do veículo.

Nós do Web preparamos um mapa com os pontos de problema marcados.

Recomendamos a todos que evitem pegar a BR-040 e a DF-290.

Veja nossa galeria de fotos, clique aqui!

 

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário