É com um misto de tristeza e alegria que a população do Gama, e em especial os Operadores do Direito, receberam, esta semana, a notícia de transferência do Excelentíssimo Senhor Juiz Arquibaldo Carneiro Portela, que passará a exercer doravante suas atividades numa das Varas do Tribunal de Justiça, em Brasília.

Há mais de duas décadas à frente do Judiciário de nossa querida Cidade, o referido magistrado demonstrou seu especial carinho, dedicação, amor e zelo pelos cidadãos do Gama, promovendo sempre a paz, a ordem e a justiça.

Filho de pioneiros que vieram para a nova Capital, em busca de oportunidades, e que fixaram suas atividades comerciais, em especial no Núcleo Bandeirante e no Gama, Dr. Arquibaldo tem assim, fortes raízes com a consolidação de nossa Cidade e laços fraternos com os gamenses, ainda antes de se tornar o respeitável magistrado, digno de seu ofício, que se notabilizou, angariando o carinho e a gratidão de todos.

Homem de palavra, com decisões fundamentadamente justas e firmes, competente e ágil em seu labor, demonstrou, ao longo dos anos, ser plenamente consciente de seu papel enquanto representante do Estado Juiz, sem perder as características de simplicidade e honradez de suas origens.

Ainda na década de 90, antevendo o futuro de progresso que pairava sobre o Gama, Dr. Arquibaldo não mediu esforços, na condição de Diretor do Fórum local, para presentear a população com uma nova e arrojada edificação que hoje abriga o Fórum Desembargador José Fernandes de Andrade. Assim, ofereceu a todos que trabalham, atuam e recorrem à Justiça, condições ideais de acomodação, conforto e dignidade.

Não podemos esquecer que, nos anos em que esta cidade era alvo de notícias negativas, nos mais diversos meios de comunicações, inclusive em nível nacional, Dr. Arquibaldo, um jovem magistrado ainda no início de sua carreira, não se intimidou em atuar, tendo êxito em dar cabo às terríveis organizações criminosas que amedrontavam o Gama, tais como: “Adidas”, “Balão Mágico” e “Mavoca”, tranquilizando e oferecendo segurança à população.

Talvez a marca indelével que ficará para sempre e que não podemos deixar de ressaltar nesta singela nota de despedida, foi o seu comportamento correto, educado, ordeiro e respeitoso para com os advogados, promotores, oficiais, serventuários, forças de segurança e população em geral, demonstrando-se, sempre, um homem sensível e bom, até mesmo com aqueles à quem lhe cabia impor pena condenatória.

Neste momento, a cidade do Gama, tal e qual uma mãe amorosa que vê os seus filhos partirem para novos voos, oferece ao Poder Judiciário da Capital de todos os brasileiros um de seus melhores filhos e amigo, digno de carregar consigo o verdadeiro sentimento de justiça que todos almejam e buscam.

Parabéns Dr. Arquibaldo. Desejamos-lhe sucessos em sua nova caminhada.

Dos amigos do Gama.

 

Lançamento da pedra fundamental do atual Fórum do Gama em 1999.
Presentes: Dr. Arquibaldo, Drs. Julia Oliveira, Rubens Memória, Dario, Jairo Lopes, Djalma Ferreira, Patrícia Bianchi, João Bosco De Mambro (in memorian) e Sr.Leite.

Dra. Júlia Oliveira para Redação do Gama Cidadão

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar