Conjunto de ações para trabalhar a sensação de segurança foi apresentado como próxima fase do programa durante o evento

Para otimizar e estabilizar os resultados alcançados nos dois anos e meio de implementação de políticas públicas direcionadas à prevenção criminal, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social realizou, na tarde de hoje (24), o Seminário Viva Brasília: Nosso Pacto Pela Vida – desafios e perspectivas. O secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Edval Novaes, e os chefes das Forças de Segurança apresentaram os resultados alcançados ao governador Rodrigo Rollemberg, secretários, administradores e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg's) e do Conselho Distrital de Segurança Pública (Condisp).

Durante o seminário, foi assinada uma portaria conjunta que repactua a atuação de cada uma das Forças de Segurança no programa e apresentado o quinto eixo do Viva Brasília: o aumento da sensação de segurança.

“Temos uma redução expressiva dos índices criminais, mas apesar dos bons resultados, precisamos trabalhar a sensação de segurança da população, daí a importância de ações como essa de hoje para que haja uma articulação permanente”, disse o governador Rodrigo Rollemberg.

Desde a implantação no Distrito Federal, o programa atingiu resultados bastante expressivos. A meta era reduzir a incidência dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) era de 6% ao ano e o resultado obtido foi de menos 39% de ocorrências. O número de homicídios registrados também é o menor dos últimos 24 anos.

Embora os números da Segurança Pública estejam apresentando redução ao longo dos meses, a sensação de insegurança ainda é sentida pela população. O secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Edval Novaes, esclarece que onde as pessoas se sentem inseguras não são necessariamente lugares com altos índices de criminalidade.

 “Estamos conseguindo ser efetivos do combate ao crime, mas essa redução está dissociada da sensação de segurança da população. Agora, passamos a uma nova fase do programa do Governo de Brasília, Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, que é o foco na redução do medo das pessoas. Ele está ligado a diversos fatores sociais, ou seja, para preveni-lo. Por isso é tão importante o comprometimento de todos os órgãos do governo”, explicou Novaes.

O titular da SSP deu exemplos da atuação da eficácia da união dos esforços para aprimorar a metodologia já empregada pelo Viva Brasília: podas de árvores, mais iluminação pública, prevenção de desordens, seja comércio irregular ou perturbação do sossego alheio (“som alto”), estão entre as medidas que deverão ser articuladas junto às Administrações Regionais e outros órgãos de governo afetos às questões.

Da Redação da Assessoria de Comunicação da SSP/DF - 24 de agosto de 2017