Presidente da Junta Militar e jovens que receberam a CDI
 

    Como todos sabem, no Brasil a apresentação de jovens ao serviço militar é obrigatório. Nesta sexta-feira (25) houve uma solenidade na praça cívica do Gama para dispensa dos jovens e entrega do CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação). Foram dispensados apróximadamente 300 jovens.

 

    O evento contou com a presença de várias autoridades militares, administrativas e civis. Estiveram no local a vice-presidente da OAB, Graciela Slongo, o presidente da comissão de esporte e lazer da OAB, doutor Gilson Carlos, o gerente de comunicação da Faciplac, João Rodrigues, a administradora do Gama, Maria Antônia, o capitão de fragata da Marinha do Brasil, comandante Fábio Tayarol, o delegado da 20ª delegacia de polícia Doutor Francisco, o presidente da Junta Militar do Gama, sargento Marcos Tadeu, dentre outros. O evento contou com, aproximadamente, 60 pessoas, além dos jovens que receberam a dispensa.

 

Autoridades presentes no evento

   
    A administradora regional Maria Antônia, doutor Francisco e o capitão Fábio Tayarol tiveram a honra de hastear a bandeira do Brasil. Após as solenidades a administradora teve a palavra. Comentou sobre sua difícil infância com pais alcoólatras, teve que ser doméstica na casa de uma tia para poder frequentar as séries que não tinha na zona rural. E, finalmente, tornou-se graduada em Direito, Administração e Pedagogia. Todo esse discurso culminou em incentivo para os jovens. Ela ainda os comparou com seus netos e os incentivou a estudar e prestar atenção em suas escolhas do agora, pois elas terão grande influência sobre seu futuro.


    Além do incentivo aos jovens, que eram o foco do evento, Maria Antônia agradeceu ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, pelo pacote de obras no valor de 60 milhões, com recursos de empréstimo do Banco do Brasil. (confira)
. A administradora frisou:


    Como parte do pacote haverá a construção de um Ginásio de esportes com quadras poliesportivas no valor de 14 milhões e o centro de reabilitação no mesmo valor e, vale ressaltar que, 7 milhões são da esfera federal."


    Falou sobre construção de 45 prédios no centro do Gama, reforma da rodoviária. Citou, também, o projeto Destrava Gama que segundo ela tem como objetivo principal o desenvolvimento comercial da cidade. Eliminando os gargalos, gerando empregos e alavancando a economia da região administrativa do Gama. Leia aqui uma matéria da própria administração
  

 

    No começo do evento houve um problema com o mastro principal que seria usado para hastear a bandeira do Brasil, o senhor Marcos Tadeu endereçou o problema a vândalos, já a administradora disse que o problema foi o vento. Houve críticas em relação a organização do evento por parte de um dos entrevistados. Um dos reclamantes foi o senhor Antônio Tadeu. Pai de um dos jovens que estavam recebendo a dispensa, Ygor Geovanne aluno do segundo semetre de relações internacionais na UnB. Mesmo achando que faltou um pouco de organização o pai admitiu que o evento é muito importante para despertar nos jovens o amor a pátria.


    O capitão de fragata Fábio Tayarol foi bastante enfático neste ponto, dizendo que todos devem se dedicar a pátria e que a nação precisa de cada um de nós. Chegou até a citar uma frase do ex-presidente dos EUA John F. Kennedy: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.”

   

Capitão de fragata Fábio Tayarol discursando para os jovens gamenses

 

    Momentos antes da entrega simbólica da CDI o aluno de direito da Estácio de Brasília, Higor Alves, discursou sobre a importância de se preparar para o futuro. Fazer um concurso público, se profissionalizar e/ou fazer o ensino superior.

 

Estagiário do Gama Cidadão, Danrley Willyan recebe a CDI do presidente do portal, Israel Carvalho
 

    Vale lembrar que a praça cívica não foi financiada por dinheiro público, mas sim pela Faciplac; faculdade a qual, junto com a FGA (UnB Gama), traz alunos de todo o Brasil para morar no Gama. Com isso movimentando o setor de serviços e o mercado imobiliário. Este assunto será tema da próxima matéria.

 

 

Assistam o Live da cerimônia. Clique aqui!

Galeria de fotos. Clique aqui!

Da redação do Gama Cidadão - 25/08/2017