Assessoria de Comunicação Social da Administração Regional do Gama - 05/09/2017

Atletas moradoras da cidade e a administradora regional professora Maria Antoônia

A sexta-feira, (01) marcou o início das comemorações da Semana da Pátria 2017. Na Administração Regional do Gama, a tocha trazendo o Fogo Simbólico. Durante essa semana é relembrada a história da independência do Brasil. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, militares, líderes, comunitários, empresários, alunos da escolinha de futebol Rio Verde, alunos e, professores do Centro de Ensino Fundamental 03, Brigada Mirim do Gama e comunidade. Foi animada pela banda do CEF 03. 

A Solenidade Oficial aconteceu com a 80ª Corrida do Fogo Simbólico que teve início em Brasília no Parque Ana Lídia ás 10 horas, onde a chama foi distribuída para os atletas levarem para as respectivas Regiões Administrativas de Brasília as RAs.

Na Região Administrativa do Gama (RAII), a tocha com o Fogo Simbólico foi conduzindo pelas atletas moradoras na cidade: Tyfane Rodrigues Martins, corredora da CorGama e Kaysa, campeã vôlei de praia.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Administradora do Gama convidou o Capitão de Fragata da Marinha do Brasil, Comandante Fabio Tayarol Marques para falar sobre patriotismo e contar um pouco sobre a história do surgimento do Fogo Simbólico.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, foi a homenagem Póstuma ao Fundador e Coordenador do Projeto da Escola de Futebol Rio Verde, o saudoso Noé Pereira da Silva, falecido em 09 de julho de 2017. A Administradora exaltou a importância do trabalho social realizado pelo referido Projeto, que atualmente trabalha com mais de 90 jovens e adolescentes com idade entre 07 a 17 anos. A Viúva Sr.ª Clélia bastante emocionada recebeu a placa em homenagem e proferiu palavras de agradecimento.

Concluída a fala de homenagem, todos os presentes foram convidados a se reunirem em volta da “Pira” para acompanhar junto à Administradora o acendimento da Pira e ouvir as palavras a serem proferidas na abertura da Semana da Pátria.

A administradora agradeceu os presentes e proferiu as seguintes palavras: “Declaro aberta a Semana da Pátria em nossa cidade! É muito bom reascender o sentido de moral e civismo nas pessoas. “Concluiu.


Histórico

A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria foi idealizada pela Liga da Defesa Nacional, entidade cívico-cultural fundada em sete de setembro de 1916 por um grupo de patriotas, dentre eles o poeta Olavo Bilac. Em 1938, ocorreu pela primeira vez a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, partindo do Rio Grande do Sul. A Liga da Defesa Nacional vem buscando desde o ano 2000 a edição de um Decreto instituindo a que abertura da Semana da Pátria seja feita com a cerimônia do Fogo Simbólico.
 

Homenagem ao Póstuma ao fundador e coordenador do Projeto de Futebol Rio Verde

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar