PROGRAMAÇÃO SESC GAMA

 

QUARTA, 23.08

20h – Teatro SESC Gama Paulo Gracindo - Velejando Desertos Remotos – DF

SEXTA, 25.08

20h - Teatro SESC Gama Paulo Gracindo – Barro Rojo – Espanha

SÁBADO, 26.08

20h - Teatro SESC Gama Paulo Gracindo – Black Off – África do Sul

TERÇA, 29.08

20h – Teatro SESC Gama Paulo Gracindo – Teto e Paz – DF

QUARTA, 30.08

20h – Teatro SESC Gama Paulo Gracindo – Teto e Paz - DF

QUINTA, 31.08

20h – Teatro SESC Gama Paulo Gracindo – O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu - SP

SINOPSES ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS

 

BARRO ROJO - ESPANHA

Texto e interpretação: Javier Liñera Peñas

Direção: Daniela Molina e Linda Wise

Uma viagem pela história do protagonista e de seu tio, que foi encarcerado num campo de concentração e depois numa prisão somente por ser gay. Voltando à Alemanha nazista e à Espanha de Franco, a intenção é refletir sobre o presente. Mostrar a realidade que viveram pessoas no passado para que agora se possa ter a liberdade e os direitos do presente. Como inspiração para a montagem estão as palavras do escritor Miguel Ángel Sosa: “O tempo e o esquecimento são as grandes vantagens do verdugo. E ele conta com isso. Por isso, é necessário que mantenhamos intacta a memória contra a barbárie”.

Javier Liñera – Ator e diretor teatral, com formação acadêmica e cursos posteriores com Odin Theatre (Dinamarca) e Pantheatre (França), dentre outros. Foi membro do Simulacro Teatro, de 1998 a 2013, com o qual atuou em teatro de palco e de rua, em diversos festivais na Espanha, outros países da Europa e Américas. Atuou também ao lado de outras companhias e tem carreira reconhecida no cinema e na televisão.

Linda Wise nasceu no Quênia, mas desenvolveu seu trabalho profissional pelo mundo. Começou na Escócia, na prestigiada escola de Roy Hart e passou pela Noruega, Austrália, Argentina, Dinamarca, França.

Daniela Molina é chilena, atriz formada pela Universidade do Chile e cofundadora da companhia chilena lafamiliateatro. Desde 2011, vive em Paris e integra a companhia Pantheatre.

DURAÇÃO: 70min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

 

BLACK OFF – ÁFRICA DO SUL

Texto: Ntando Cele e Raphael Urweider

Direção e atuação: Ntando Cele

Montagem em tons ácidos, em que a primeira personagem, Bianca White, reproduz sucessivos clichês ligados ao preconceito racial. O pensamento racista vai se revelando como essencialmente uma construção histórica que limita a visão do outro como parte da experiência social. O espetáculo ativa reflexões e afetos sobre a nossa humanidade, com grande potência cênica.

Companhia Manaka Empowerment Productions – Fundada em 2014 pela atriz e criadora Ntando Cele, pelo compositor e músico Simon Ho e pelo Escritor, músico e consultor de dramaturgia Raphael Urweider. Sediada em Berna, na Suíça, a companhia conjuga performance, música, texto e vídeo.

Ntando Cele é atriz, cantora e performer formada pela Escola Estudos de Drama, da Universidade de Durban, África do Sul, com mestrado em teatro na Dasarts-Amsterdã.

DURAÇÃO: 100min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

 

ESPETÁCULOS NACIONAIS

 

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS, RAINHA DO CÉU - SP

Texto: Jo Clifflord

Tradução, adaptação e direção: Natalia Mallo

Com Renata Carvalho

Parceria entre Queen Jesus Plays Brasil e Escócia.

Um relato comovente e poético de Jesus transexual. O espetáculo é uma mistura de monólogo e contação de histórias em um ritual que traz Jesus ao tempo presente, na pele de uma travesti. Histórias bíblicas conhecidas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofridas por transgêneros e minorias em geral. Ao mesmo tempo em que expõe estes problemas, o espetáculo procura emitir uma mensagem de amor, perdão e aceitação. A identidade travesti é elemento chave do espetáculo, que busca a transformação do olhar diante de identidades marcadas pelo estigma e pela marginalização.

Jo Clifford, 66 anos, é trans e cristã e escreveu a peça como forma de lidar com sua religião. Um discurso sobre a aceitação, essencial num país como o Brasil, campeão mundial no assassinato de travestis e transexuais.

DURAÇÃO: 60min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

 

ESPETÁCULOS DO DF

 

TETO E PAZ – CIA LA CASA INCIERTA

Direção e dramaturgia: Carlos Laredo

Com Clarice Cardell, Herbert Lins, Jeferson Alves, Iara dos Anjos, Joaquim Ricald, João Vitor, Lívia Fernandes, Lucimara Ferreira e Patrício.

Participação especial de GOG

Trilha: Leo LP e GOG

Figurino: Val Barreto

Iluminação: Carlos Laredo e Zizi Antunes

Mais uma etapa do importante trabalho desenvolvido pelo grupo junto a jovens abrigados nas Unidades de Acolhimento de Brasília, que já rendeu o espetáculo ‘Meninos da Guerra’. Cinco destes jovens, que já tiveram passagens pela rua, dividem a cena com atores profissionais.

DURAÇÃO: 90min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

 

VELEJANDO DESERTOS REMOTOS

Direção e coreografias: Marcos Buaiti

Dançarinos: Iago Gabriel Melo e Marcos Buaiti

Iluminação: Marcelo Augusto

Figurinos: Nina Maria

Espetáculo de dança inspirado no livro ‘As Cidades Invisíveis’, de Ítalo Calvino, no qual o autor investiga o conceito de cidade como estratégia poética para falar da existência humana e as diferentes formas que o ser humano encontra para se relacionar com o mundo.

DURAÇÃO: 50min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

 

Para agendar escolas e turmas, temos 350 lugares e podemos disponibilizar antecipadamente até 80% para as turmas que confirmarem a presença. NÃO FORNECEMOS ÔNIBUS NEM LANCHE.

Mensagens de reserva para Gilmar Batista no whatsup 981028994, ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou https://www.facebook.com/gilmar.batistadossantos.1358

 

18º CENA CONTEMPORÂNEA

Copatrocínio: SESC

Patrocínio: Caixa, FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Petrobras

Realização: Cena Promoções

Coordenação geral: Michele Milani

Curadoria e Direção de produção: Alaôr Rosa

 

Informou Assessoria de imprensa do Festival