COSE DO SETOR SUL

Foi reinaugurado nesta sexta-feira (19), às 14h, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (COSE) Gama Sul. A unidade, que funcionou até 20 de outubro de 2012 prestando atendimento para crianças, adolescentes e idosos, havia sido fechada para uma reforma e ficou abandonada até então. O fechamento deu-se em decorrência das precárias condições de estrutura física em função do seu tempo de construção. O atendimento aos usuários dessa unidade foi transferido para o COSE Gama Leste, tendo sido disponibilizado ônibus fixo para o transporte dos usuários moradores da região sul do Gama até a referida unidade. Com a mudança, uma parcela significativa da população usuária ficou insatisfeita, principalmente, no ciclo destinado ao atendimento aos idosos. A unidade tornou-se palco de inúmeras denúncias, várias delas feitas pelo Gama Cidadão, além de vários protestos da população alegando que o fechamento desse serviço social deu-se sem qualquer consulta ou satisfação por parte do governo.

Com a nova gestão da Administração sob o comando da Profa. Maria Antônia, o COSE Gama Sul foi finalmente reformado. Foram realizados reparos na estrutura da unidade, necessários para a conservação do espaço e segurança dos usuários. A revitalização de um equipamento público existente no Setor Sul do Gama reafirma o compromisso dessa gestão em ampliar o atendimento à população. E, assim, a unidade foi reaberta com muita festa e apresentações culturais.

Na cerimônia de reinauguração estiveram presentes a administradora da cidade, Profa. Maria Antônia, o Senador da República pelo DF, Hélio José, Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, representantes do Governo do GDF, entidades de classe e população. Durante a festa a profa. Maria Antônia reiterou a importância desse espaço para os gamenses e rebateu a críticas que andavam falando por ai de que a sua gestão iria fechar o COSE, reafirmando que se trata de uma mentira, pois a prova viva disso é a reabertura daquele local que estava abandonado há tempos. O senador Hélio José falou da importância daquele momento e daquele espaço, bem como enfatizou o trabalho que ele vem realizando no senado para trazer benefícios e melhorias ao DF. 

O Secretário Marcos Pacco, apresentou a nova coordenadora do Cose do Setor Sul, Regina Caitano e falou da importância do espaço para essa comunidade e também desmentiu sobre o fechamento do Cose do Setor Leste. “É muito triste quando temos um servidor da própria unidade difundindo mentiras, dizendo que nós vamos fechar a unidade, nós não viemos fechar a unidade nos viemos abrir, nos não somos coveiros somos parteiros. Disse”

Orquestra Cordas do Gama

Durante o evento, houve apresentação do grupo Orquestra Cordas do Gama que toca instrumentos de corda clássicos (violino e violoncelo). Eles tocaram 2 clássicos da música erudita, sendo um deles As 4 Estações, de Mozart. Houve, também, apresentações culturais, como uma apresentação de capo-terapia da qual a própria administradora participou. Depois um grupo de crianças fez uma encenação teatral. Além de autoridades, estiveram presentes idosos, crianças e população.


O Fechamento e seu abandono:

O COSE Gama Sul foi fechado em 2012. No mês do seu fechamento a população da cidade criou um movimento pelo não fechamento do COSE Gama Sul. Houve uma manifestação no local com a presença de aproximadamente 50 idosos, moradores e liderança local. O ato aconteceu no dia 6 de outubro e a reivindicação era a volta do atendimento no mesmo prédio. A outra unidade, localizada no setor oeste foi reformada sem interromper o atendimento e era isso que a comunidade queria. Com isso quem dependia desse espaço passou a ter de ir para outra unidade do COSE.

O fechamento desse serviço social deu-se sem qualquer consulta ou satisfação à população. Sem a comunidade sequer conhecer o projeto e sob alegação de reforma, o espaço seguiu fechado em parcial estado de abandono, sendo utilizado pelo governo para outras finalidades.

Caixões do Agnelo:

Algumas utilidades bem estranhas foram dadas ao COSE antes de sua real reforma e reinauguração. Uma delas foi o armazenamento de caixões em alguns dos seus espaços.

Foi a população vizinha ao COSE quem descobriu e denunciou ao Gama Cidadão os caixões. Nossa equipe foi lá averiguar e, de fato, em algumas salas tinham caixões até o teto. O local tinha vigia dia e noite, mas se encontrava com mato alto e lixo que tomaram conta do lugar. Objetos, mobília e maquinário estavam amontoados dentro e fora das salas.

A reforma:

Após anos de espera e muita luta por parte da população, finalmente, o COSE Gama Sul é reformado e entregue à cidade.

O Serviço

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço realizado em grupos geracionais e intergeracionais (6 a 14 anos, 15 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos e idosos com idade igual ou superior a 60 anos) a fim de complementar o trabalho social com as famílias atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e prevenir a ocorrência de situações de risco e vulnerabilidade social. O SCFV é, portanto, parte integrante do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), principal serviço do Cras.

Vinculados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os COSEs são espaços para crianças, adolescentes e idosos onde são realizadas oficinas de artes, dinamização, esporte e lazer, meio ambiente, informática, entre outras.

O objetivo é incentivar, por meio de oficinas e da convivência diária, o respeito às diferenças, a colaboração com o próximo, o autoconhecimento, a autoconfiança, o exercício da cidadania, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Com base nessas premissas, inicialmente, a unidade do Gama Sul atenderá a uma parcela significativa da população do território, iniciando com um atendimento a dois coletivos, totalizando 150 socioeducandos, sendo:

1º grupo do ciclo de 06 a 14 anos;

2º grupo do ciclo de Idosos;

Considerando o reordenamento das ações e demandas institucionais da Sedhs e o compromisso assumido pelo Secretário de Desenvolvimento Social e Humano, Marcos Pacco, no que se refere às metas de gestão:

1) Melhorar o atendimento ao usuário;

2) Promover a autonomia do usuário; emancipar; não somente oferecer o trabalho, mas a oportunidade de acesso ao lazer, à saúde, à cultura, à educação.

Localização:

O COSE Gama Sul localiza-se no endereço: Entre quadra 05/11 Área Especial - Setor Sul - Gama (em frente ao quartel da Força Nacional).

Galeria de fotos. Clique aqui!

Assista ao vídeo dos idosos fazendo a festa:

Da Redação do Gama Cidadão


Veja aqui um histórico de matérias publicadas pelo Gama Cidadão sobre a situação do COSE Gama Sul.

Caixões de Agnelo são descarregados no Cose do Gama

Enquanto o governo pretende construir um a creche em uma área de lazer o Centro Social virou depósito de caixão no Setor Sul do Gama

Movimento pelo não fechamento do COSE Gama Sul