Programa da CEB dá palestras educativas sobre como usar eletricidade com segurança

GAMA (5/7/13) - Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 10 do Gama receberam o programa Cidadania com Energia, da CEB, que oferece palestras educativas sobre o uso de eletricidade com segurança e como economizar na conta de luz.

"As crianças levam o que aprenderam para as suas famílias como se fosse um dever de casa. Assim, conseguimos alcançar uma grande parte da comunidade", explicou hoje a administradora da Gerência de P&D e Eficiência Energética da companhia, Marcela Mesquita.

O Aluno da 5ª série Gustavo Adriano, de 11 anos, aprendeu bem a lição.

"Agora sei que não posso gastar tanta energia, ficar com o chuveiro ligado por muito tempo", disse.

A professora Áurea Santana considera a iniciativa um privilégio para os alunos e afirmou que "eles precisam de momentos como esse".

Durante o programa - acompanhado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - serão exibidos vídeos de curta duração sobre geração, economia de energia e sobre segurança.

As palestras são ministradas por analistas sociais contratados pela CEB e estão integradas à ação de trocas de refrigeradores e lâmpadas nas comunidades carentes, e o objetivo é realizar 100 eventos até o final do projeto, em 2014.

No Distrito Federal, a CEB pretende substituir, até o próximo ano, 24 mil refrigeradores velhos e ineficientes por novos, mais econômicos, e 150 mil lâmpadas incandescentes por fluorecentes.

Na primeira etapa do programa, realizada em 2011/12, foram substituídos 370 mil lâmpadas econômicas e 8.100 refrigeradores.

Nas localidades atendidas, a CEB também promove outras ações como retirada de gambiarras, instalação de pontos de iluminação pública e de medidores.

(I.F/T.V)

Autor: Da Redação, com informações da CEB

Fonte: Jus Brasil

img
Foto: Dutti - 21/02/2011

Iniciativa integra o projeto Expoesia e reúne 10 escolas da cidade

GAMA (12/6/2013) - Os alunos da rede pública de ensino do Gama iniciaram hoje a pintura dos muros das escolas, iniciativa que faz parte do projeto Expoesia, que tem como objetivo trazer a possibilidade de os jovens mostrarem sua arte em grafite com frases e desenhos educativos.

"O projeto surgiu em meio à necessidade de evitar a pichação nas escolas, deixar os muros mais bonitos e também desenvolver na comunidade escolar o sentimento de trilhar o caminho do bem", afirmou o administrador do Gama, Márcio Palhares.

As 10 escolas participantes do projeto foram selecionadas por meio de critérios como índice de alunos que necessitem de resgate social e educativo, degradação da estrutura física, elevados números de repetência e evasão escolar.

A ideia do projeto é promover a arte como instrumento para conscientizar os jovens, das instituições selecionadas, e construir a cidadania com a transformação dos muros das escolas em grandes painéis lúdicos e educativos.

O Expoesia também pretende enaltecer os valores da arte e da poesia, popularizar o grafite, e, com tudo isso, inibir o crime de pichação.

(K.I./M.M.)

Fonte: Site da Administração do Gama

imgFoto: Pedro Ventura/15/08/2012

Curso oferecido pela Defensoria Pública do DF para estudantes do ensino médio é pioneiro no Brasil e será oferecido em escolas públicas

BRASÍLIA (11/6/13) – Estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Gama/DF iniciam hoje às 14.00 curso de educação em Direito, oferecido pela Defensoria Pública do DF em parceria com outras instituições.

O CEMI foi escolhido por ser uma escola tecnologicamente preparada para dar início ao projeto –o curso será ministrado a distância, com 150 horas/aula ao todo.

Na primeira escola pública do Brasil a ser beneficiada, os alunos selecionados dentre 200 inscritos previamente assistirão, semanalmente, a aulas de Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Penal, Noções de Processo, Direitos da Criança e do Adolescente, além de Língua Portuguesa, Ética e Atualidades.

As aulas são gravadas em estúdio audiovisual por profissionais renomados, que trabalham de modo teórico, prático e interdisciplinar, com temas voltados para a consolidação da consciência cidadã, responsabilidade individual, social e política dos estudantes participantes, preparando-os para a vida.

O projeto está aberto às escolas da rede pública de ensino do país, e vai ser expandido para outras instituições de ensino interessadas que atenderem às condições de funcionamento do curso. (C.D/J.S)

Fonte: Agência Brasília

O primeiro dia de provas do vestibular de inverno da Universidade de Brasília (UnB) teve 11,47% de abstenção. Segundo a assessoria da instituição, 21.175 dos 23.234 candidatos inscritos realizaram o exame em 37 locais, distribuídos entre Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga), Goiás (Formosa, Goiânia e Valparaíso) e Minas Gerais (Uberlândia).

São 4.219 vagas em 97 cursos, que funcionam nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Outros 685 inscritos participaram como treineiros, que recebem o boletim de desempenho individual, mas não podem usar as notas para ingresso na instituição.

Neste sábado, foram aplicadas as provas objetivas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia. Na redação de língua portuguesa, os candidatos deveriam redigir um comentário crítico sobre as principais ideias expressas em trechos de entrevista, transcritos na prova, concedida pelo ensaísta brasileiro Tales A. M. Ab’Sáber, em que foi abordada a sua obra A Música do Tempo Infinito.

A entrada dos candidatos para os exames contou com a presença do reitor da UnB, Ivan Camargo, que acompanhou o início das provas. O diretor do Cespe/UnB, Paulo Portela, ressaltou a tranquilidade da aplicação das provas. “Tudo ocorreu dentro da normalidade, no que é aguardado pelo Centro. Esperamos que o segundo dia transcorra da mesma forma”, disse Portela.

Amanhã, serão testados os conhecimentos das disciplinas de biologia, física, química e matemática. No segundo dia, as provas também começam às 13h e têm duração de cinco horas.

A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C das provas objetivas está prevista para a data provável de 12 de junho, no site da UnB. O prazo para interposição de recursos será nos dois dias subsequentes. A data provável para a divulgação do resultado provisório dos itens do tipo D e da prova de redação em língua portuguesa é 9 de julho. A divulgação dos selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 24 de julho, a partir das 17h, no site do Cespe/UnB e nos campi da universidade.

10 anos de cotas
 O Sistema de Cotas para Negros da UnB completa uma década de existência neste ano. No vestibular de inverno, o Cespe/UnB registrou 2.491 inscritos para 850 vagas. Nesta edição, o candidato inscrito pelo sistema deve agendar sua entrevista pelo site do Cespe/UnB. Aqueles que não comparecerem a essa etapa ou que não agendarem a entrevista deixarão de concorrer pelo Sistema de Cotas para Negros e passarão a disputar as vagas pelo Sistema Universal. Para a entrevista, o candidato deverá apresentar documento original de identidade. O inscrito poderá agendar a entrevista pessoal nas datas prováveis de 14 e 15 de junho, pelo site.

Outro meio de ingresso é o Sistema de Cotas para Escolas Públicas, que teve 7.445 inscritos para 556 vagas. Aqueles que concorrem por esse sistema devem estar atentos à entrega dos documentos listados em edital, nos dias 20 e 21 de junho.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Portal Terra

As provas serão aplicadas hoje e amanhã a partir das 13h. São quase 24 mil candidatos que concorrem a 4,2 mil vagas na UnB

A Universidade de Brasília (UnB) aplica a partir deste sábado as provas do vestibular de inverno. São 23.919 candidatos inscritos para disputar 4.219 vagas em 97 cursos de graduação. A maratona tem início às 13h de hoje, com questões de língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas, geografia e história, artes, filosofia e sociologia, além da redação.


Já no segundo dia serão testados os conhecimentos das disciplinas de biologia, física, química e matemática. No domingo as provas também começam às 13h, e nos dois dias a duração será de cinco horas.


A consulta aos locais de prova pode ser feita no site do Cespe. As provas serão realizadas nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).


O sistema universal oferece 2.813 vagas e registrou um total de 23.234 candidatos inscritos. Outras 850 oportunidades estão reservadas para 2.491 candidatos que se inscreveram para concorrer prioritariamente pelo sistema de cotas para negros. O sistema de cotas para escolas públicas oferece 556 vagas e registrou 7.445 concorrentes. Do total de inscritos, 685 estudantes participarão como treineiros.


Os gabaritos oficiais preliminares dos itens do tipo A, B e C serão divulgados no site do Cespe/UnB na data provável de 12 de junho, a partir das 19h. Já o resultado provisório dos itens do tipo D e o resultado provisório da redação têm divulgação prevista para o dia 9 de julho, a partir das 19h.


A relação com os nomes dos candidatos selecionados em primeira chamada será disponibilizada no site do Cespe e nos campi da UnB no dia 24 de julho, a partir das 17h.


As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Portal Terra

Educação

Na semana que passou este blog recebe um número cada vez maior de reclamações em relação a merenda escolar e limpeza das escolas públicas do DF.

Em relação a merenda escola parece que o cardápio tem ficado cada vez mais restrito a biscoito com leite. Até nas escolas com tempo integral a situação tem piorado. Já no caso da limpeza, algumas escola chegaram até a reduzir atividades por causa da falta de pessoal para fazer a limpeza. Um exemplo é a E. C. Engenho Velho em Sobradinho.

Se na escola que você trabalha a situação está assim, então envie um comentário com o nome da escola e um pequeno relato do problema. Vamos cobrar solução!


Fonte: Blog do Washington Dourado