O Seu Portal de Notícias e Cidadania | Gama Cidadão

Sab04252015

Last updateSab, 25 Abr 2015 7am

Portuguese Arabic English French German Japanese Spanish

PM detém suspeito de furtar e quebrar objetos de igreja no Gama, no DF

Homem estava 'transtornado' e tentou fugir pelo telhado, diz polícia. Ele foi para delegacia, autuado por dano, mas liberado após assinar termo.


Foto: Reprodução

A Polícia Militar deteve um homem de 32 anos suspeito de furtar e quebrar objetos na Paróquia Santíssima Trindade, no Setor Norte do Gama, no Distrito Federal, por volta das 8h desta quarta-feira (22).

Segundo a Polícia Civil, o homem estava "transtornado" e tentou fugir pelo telhado. Ele foi conduzido para a 20ª DP, assinou um termo de compromisso de comparecimento à Justiça e foi liberado após ser autuado por dano.

Fonte: G1 DF - 22/04/2015

 

Arthur Trindade: Somente no DF agentes do Detran têm usado arma'

O uso tem que ser institucional e não está sendo institucional porque a questão não é pacificada, juridicamente falando." Arthur Trindade secretário de Segurança do DF

Trindade recomendou que agentes do órgão não usem armas de fogo. Major dos Bombeiros deu voz de prisão a agente que trabalhava armado...

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Arthur Trindade, afirmou nesta segunda-feira (30) que somente na capital federal agentes do Detran têm usado arma de fogo. Na semana passada, Trindade recomendou ao diretor do Detran, Jayme Amorim, para que o órgão suspenda o uso de armas de fogo pelos agentes, até que saia uma decisão judicial sobre o caso. A recomendação foi feita após um major do Corpo de Bombeiros dar voz de prisão a um agente do Detran, por portar uma pistola durante uma fiscalização, em Águas Claras.

"Na verdade tem uma controvérsia entre a legislação federal e as legislações estaduais", disse o secretário. "Atualmente no Brasil somente no Distrito Federal os agentes do Detran têm usado arma."

Segundo o secretário, a pasta acionou a Procuradoria-Geral do DF para que se pronuncie sobre o impasse. "Nós acionamos a procuradoria para tentar dar um pouco mais de tranquilidade jurídica tanto ao cidadãos, quanto ao agente do Detran e quanto a instituição", afirmou.

O porte de armas para agentes de trânsito do Detran do DF foi concedido à categoria por meio da Lei Distrital n° 2.176/98. A referida lei altera a Lei n° 1.398/97, para incluir o cargo de Agente de Trânsito. Estas leis distritais consubstanciam justamente a “legislação própria” sobre a qual versa o Estatuto do Desarmamento, em seu artigo 8º, caput. No entanto, segundo o promotor Antonio Suxberger, o Estatuto do Desarmamento não prevê porte de arma funcional para agentes de trânsito.

De acordo com Trindade, o uso ou não da arma de fogo pelos agentes do Detran é uma situação que não está "pacificada juridicamente". "O estatuto do desarmamento prevê que nas situações onde profissionais possam usar armas nas suas atuações o uso da arma tem que ser institucional, ou seja, tem que ser adquirido pelo Detran o armamento, os profissionais tem que ser treinados, a instituição tem que estabelecer protocolos de uso da arma de fogo e protocolo de controle desse uso da arma de fogo", disse. "O uso tem que ser institucional e não está sendo institucional porque a questão não é pacificada, juridicamente falando."

Trindade afirmou que se o argumento de que os agentes fazem abordagens perigosas não for suficiente, policiais militares deverão atuar em conjunto com o órgão quando solicitado pelo Detran. "Para alguns analistas são raros os casos onde o agente do Detran se depara com situações que de fato eles vão precisar usar arma", disse. "Por outro lado, há casos sim onde eles precisam de uma proteção maior. Se eles pudessem usar arma institucionalmente isso já estaria pacificado, se não podem usar arma, essa proteção terá que ser feita pela Polícia Militar."

A decisão do uso de arma de fogo pelos agentes do Detran é analisada pela Justiça Federal e pelo Tribunal de Justiça. Segundo o secretário, não há previsão para essa decisão. "O maior problema hoje é a situação de insegurança jurídica. Nós precisamos ter uma decisão", afirmou. "Ou bem pode usar a arma, então o Detran adquire o armamento, treina seu pessoal e estabelece protocolos, ou não pode usar arma, então a PM deverá fazer a proteção nas situações consideradas perigosas a pedido do Detran."

Prisões

Em março, dois agentes do Detran foram presos por portarem arma de fogo. O primeiro caso aconteceu no dia 4, quando policiais militares flagraram o agente tentando se desfazer da arma na QR 415, em Samambaia. Segundo a PM, o revólver não possuia registro e o funcionário não tinha autorização. O Detran disse que o agente foi detido fora do horário de trabalho.

Na última segunda-feira (23), um major do Corpo de Bombeiros deu voz de prisão a um agente do Detran, por portar uma pistola durante uma fiscalização, em Águas Claras. Houve mais discussão quando o militar, de 54 anos, deixou a delegacia. Os agentes do Detran também foram liberados, mas as armas foram apreendidas.

O caso foi levado para a 21ª DP. Um documento apresentado pelos agentes do órgão mostra que eles podem portar arma e que há inclusive um comunicado feito pela autarquia à Polícia Federal a respeito. O uso dos equipamentos por servidores do Detran está autorizado por uma lei distrital de 1997.

Fonte: Portal G1 DF, foto: Reprodução tv Globo - 30/03/2015 - - 11:02:27

Filho de PM é executado com seis tiros no Gama

O jovem é filho do sargento Irineu Parente, que ajudou a realizar um parto no Varjão no ínicio desta semana

Na noite desta quinta-feira (26) um jovem de 26 anos foi assassinado no Setor Leste do Gama. Segundo informações da Polícia Civil, três suspeitos encapuzados chegaram em um carro escuro e estacionaram na Quadra 50. Os homens mandaram a vítima virar de costas e colocar a mão na cabeça, sendo alvejada por seis tiros  no tórax e nas nádegas.

Rafael Bruno da Cruz Parente foi ajudado por por uma pessoa que passava pelo local e encaminhado ao Hospital  Regional do Gama (HRG), mas não resistiu aos ferimentos. O jovem é filho do sargento Irineu Parente, que ajudou a realizar um parto no Varjão no ínicio desta semana.

A 14ª Delegacia de Polícia (Gama) investiga o crime.

Fonte: Jornal de Brasília - 27/03/2015 às 11:18:00     Atualização: 27/03/2015 às 11:19:53

PM apreende 10 adolescentes e drogas em festa no Gama, no DF

imgApreensão ocorreu no domingo no Núcleo Rural Ponte Alta. Também foram apreendidos dois carros com placas clonadas e armas.

A Polícia Militar do Distrito Federal apreendeu na madrugada deste domingo (22) armas e drogas em uma festa no Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama. De acordo com a corporação, 10 adolescentes foram apreendidos, além da organizadora do evento e o caseiro.

Segundo a PM, policiais receberam denúncia  de que havia uma festa em uma casa com pessoas armadas e consumindo drogas. A polícia encontrou na residência maconha, cocaína, uma chave mixa, um revólver calibre 32, uma espingarda calibre 12, duas facas, um facão, dois carros com placas clonadas e um carro roubado. Os objetos apreendidos, a droga e os adolescentes foram encaminhados para a 20ªDP.

Fonte: G1 DF - 23/03/2015 09h15 - Atualizado em 23/03/2015 09h15

 

Polícia apreende 70kg de maconha no Gama

A droga estava no porta-malas de um carro. A abordagem se deu próximo na BR-060, próximo de Engenho das Lages

GAMA

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal e Rodoviária apreendeu 70kg de maconha dentro de um carro que trafegava pela BR-060, próximo ao Engenho das Lajes, no Gama. A quantia de 75 tabletes da droga estavam no porta-malas do veículo. A ação ocorreu após uma denúncia anônima.

Segundo o casal que estava no carro, a maconha tinha como destino Brasília. O local de origem não foi informado, assim como para quem seria entregue a droga ou mesmo quem a forneceu. Os envolvidos afirmaram que receberiam R$2.500,00 pelo transporte.

Após o flagrante, o casal foi preso e encaminhado ao Complexo Prisional da Papuda. Eles responderão por crime de tráfico interestadual de drogas. A ocorrência foi registrada na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Fonte: Jornal de Brasília - 05/20/2015

Comerciante morre após reagir a assalto em Santa Maria

Um jovem de 18 anos foi preso e dois menores apreendidos suspeitos do crime. Abalada, a família pede por justiça

img

Um assalto acabou em morte na tarde desta quarta-feira (21), na quadra 117 de Santa Maria. A vítima, Manuel Ribeiro Lopes, de 57 anos, trabalhava em seu comércio quando foi surpreendido por um homem armado. Segundo a Polícia Civil, após entregar R$346 que estava no caixa do estabelecimento, o comerciante tentou reagir com uma faca e acabou sendo baleado. Emocionado, o filho diz que o pai já teria sido assaltado diversas vezes. 

“A vítima acreditou que conseguia reagir porque era maior que o assaltante. Eles chegaram a lutar, mas veio a óbito após ser baleado pelo assaltante”, detalha o tenente-coronel Hélio Almeida. Moradores da região contaram que após os disparos o bandido saiu do local pelos muros e jogou a arma em uma residência. “Nós fizemos uma varredura, contato com a população e, dentro de um trabalho de inteligência rápido, conseguimos recuperar não só a arma usada no crime, mas o dinheiro do furto”, completa o militar.

Família pede justiça

“Ele já foi assaltado várias vezes aqui”, diz, em lágrimas, o filho da vítima. Jefferson Patos Ribeiro, de 32 anos, estava no local com mais três funcionários no momento do crime. A família ficou chocada com a tragédia. Abalada, a esposa do comerciante, Marli Andrade Patos Ribeiro, de 53 anos, pede justiça.

Moradores e amigos da família confirmam a falta de segurança na região. É o caso de Rita do Valle, amiga da família. Segundo ela, “agora eu vou trabalhar com medo. Tem que ter justiça”. “A polícia prende e a justiça solta. Se eles vão para a cadeia, voltam pior. Nossas leis precisam ser mais severas”, desabafa Joilson Santos, amigo da vítima.  

Latrocínio 

Lucas Barboza, de 18 anos, foi preso após busca na cidade. Além dele, outros dois menores, que podem está envolvidos no caso, foram apreendidos. Lucas vai responder pelo crime de latrocínio. A 33ª Delegacia de Polícia, responsável pelo caso, encaminhou os menores para a Delegacia da Criança e do Adolescente. 

Fonte: Jornal de Brasília - 21/01/2015 às 21:23:00

Dois ciclistas são atropelados no Gama e motorista foge

Os ciclistas, um homem, de 38 anos, e uma mulher, de 37 anos, foram encaminhados para o Hospital de Base de Brasília, com estado de saúde grave

imgNa noite desta segunda-feira (20), dois ciclistas foram atropelados na DF-480, no Gama. De acordo com a Polícia Civil, o condutor do veículo, de 18 anos, não prestou socorro as vítimas. Ele tentou fugir e, aproximadamente 1km depois, capotou o carro e seguiu a pé. Segundo testemunhas, o jovem aparentava estar sob efeito de álcool e foi embora a pé, deixando o carro no local. 

Os ciclistas, um homem, de 38 anos, e uma mulher, de 37 anos, foram encaminhados para o Hospital de Base, com estado de saúde grave.

O veículo e as bicicletas foram guinchados para o pátio da Delegacia de Polícia da região para perícia. O condutor foi identificado. No entanto, continua foragido.

Fonte: Jornal de Brasília - 20/01/2015 às 10:45:00

Ladrões arrancam câmeras de segurança para assaltar escritório de contabilidade

Computadores, impressoras e televisão foram roubados no prédio, em Santa Maria

img

Um escritório de contabilidade foi arrombado e assaltado em Santa Maria (DF) neste domingo (4). Computadores e equipamentos eletrônicos foram levados pelos assaltantes. O local já havia sido assaltado outra vez.

Os assaltantes entraram pela porta da frente, arrombaram a fechadura e uma grade. As ferramentas utilizadas foram deixadas no local.

Entre os itens roubados estão sete computadores, uma TV, cinco impressoras, um filtro e uma cafeteira.

As câmeras de segurança que haviam no escritório foram arrancadas pelos assaltantes. Segundo a proprietária, Natalia Cotrim, os responsáveis pelo crime conheciam o prédio do escritório.

Fonte: R7 DF - 5/1/2015 às 09h32 (Atualizado em 5/1/2015 às 10h09)

Polícia apreende adolescente suspeito de latrocínio de agente, no DF

Jovem de 16 anos foi encontrado no Novo Gama (GO), Entorno do DF. Adolescente e mais dois são suspeitos de morte de agente penitenciário.

imgA Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu neste domingo (28), no bairro de Lago Azul, Novo Gama (GO), que fica no Entorno do DF, um adolescente de 16 anos suspeito de envolvimento no latrocínio (roubo seguido de morte) de um agente penitenciário na madrugada deste sábado (27), no Gama.

O jovem foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), em Brasília.

O corpo do agente aposentado Flávio Castro, 50 anos, foi encontrado por cães farejadores da Polícia Militar do DF na manhã deste sábado, na rodovia DF-290 – via que faz a ligação entre Gama e Valparaíso, a cerca de 3 quilômetros de onde estava o corpo – em Ponte Alta, no Gama.

Castro tinha desaparecido durante a madrugada. De acordo com a Polícia Civil, outras duas pessoas envolvidas no crime já foram identificadas e "as diligências continuam visando a prisão dos outros dois autores". A polícia acredita que o agente tenha sido abordado pelo grupo e foi atingido por três disparos de arma de fogo calibre 38.

Os suspeitos roubaram o carro, que foi abandonado perto do local do crime. A pistola do agente ainda não foi encontrada. A 20ª Delegacia de Polícia, do Gama, investiga o caso. A polícia suspeita que o agente tenha sido executado por presos beneficiados no "saidão" de Natal.

Buscas pelo corpo
Uma denúncia anônima feita no início da manhã deste sábado levou os policiais a intensificarem as buscas na região. O corpo foi encontrado por volta das 10h30, próximo ao córrego Bengala. O carro foi visto abandonado no início da manhã na DF-290.

No veículo, havia duas marcas de tiros. Na parte interna, os policiais encontraram sangue e pó de extintor de incêndio. Ao lado do carro, estava o distintivo do agente assassinado. Moradores da região afirmam ter ouvido sete disparos, e a polícia acredita que a vítima pode ter trocado tiros com o criminoso. O agente tinha se aposentado há dois meses e um irmão da vítima é policial militar da Rotam.

Fonte: G1 DF - 28/12/2014 13h18 - Atualizado em 28/12/2014 13h24

No Gama, polícia apreende 20 toneladas de carne roubada

Caminhão roubado no Goiás guardava mercadoria que era vendida em açougues

img

Policiais do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) recuperaram nesta madrugada(17), cerca de 20 toneladas de carne roubada. A mercadoria estava dentro de um caminhão frigorífico no Gama.

As equipes do BPChoque receberam a informação de que um caminhão roubado estava na QI 4 do Setor de Indústria do Gama, o serviço de inteligência do batalhão verificou a situação e descobriu que o veículo havia sido roubado na região de Alexânia/GO no dia 29 de novembro.  Os policiais observaram uma VW/Saveiro chegando ao local e abordaram os suspeitos junto com equipes da Patamo, três homens foram presos, entre eles o responsável pelo aluguel do galpão.

Dentro do caminhão foram encontrados cerca de 20 toneladas de carne. Estima-se que a carga total era de 38 toneladas, porém 18 delas já teriam sido vendidas a açougues. Todos os detidos foram encaminhados a delegacia.

Fonte: Jornal de Brasília - 17/12/2014 às 17:58:48

 

Motorista de carro que pegou fogo ao bater em poste fugiu do local

img

O motorista do veículo que pegou fogo depois de bater em um poste da DF-290, que liga a cidade do Gama a Santa Maria (DF), teria fugido após a batida. Com o acidente, o poste ficou segurado pelos fios. O carro ficou no mato ao lado da pista. Próximo ao local há um córrego.

Fonte: DF NO AR - 16/12/2014 às 11h28:

Portal Gama Cidadão