Agora é a vez das comunidades do Gama, Recanto das Emas e Santa Maria apresentarem suas propostas para preservar e defender o meio ambiente em suas regiões. Será em 8 de julho, a partir das 8h, no campus do IFB. Mais 24 delegados foram eleitos em Planaltina

Clique aqui para fazer a sua inscrição

(Brasília, 27/06/2017) – As inscrições para a Pré-conferência Regional do Gama estão abertas no site da Sema a partir desta segunda-feira (26). Esta é mais uma realização da etapa regional da Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017 - Cuidando das Águas, em novembro.

As conferências prévias serão realizadas, cada uma, para um conjunto diferente de regiões administrativas do Distrito Federal, entre junho e outubro de 2017, todas nos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) do Ministério da Educação. No Gama, o campus fica no Lote 1, DF 480, Setor de Múltiplas Atividades. As atividades acontecerão até às 18 horas.

A comunidade já pode se inscrever pelo site ou no próprio local da pré-conferência, em 8 de julho. Como aconteceu nas pré-conferências anteriores, seis temas serão oferecidos aos representantes da sociedade, do governo, das universidades e das empresas para apresentar propostas de políticas públicas para os cuidados com o cerrado no DF. Todos os temas têm por base o debate sobre os cuidados com a água em nosso território. 

Além de promover a agenda ambiental e estimular a participação da sociedade, a conferência distrital tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente (Conam) e do Conselho de Recursos Hídricos (CRH). O texto-base prevê também elaborar o Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente e promover a efetivação das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas). 

Delegados

Mais 24 delegados foram eleitos para a Conferência do Meio Ambiente durante a realização da Pré-conferência de Planaltina, nesse sábado (24). Cada equipe que integrou os eixos sobre seis temas ambientais selecionou quatro representantes.

Os escolhidos vão participar da definição final das diretrizes ambientais durante a conferência em novembro. Todos avaliaram as cinco propostas do texto-base e apresentaram propostas de modificações, que serão divulgadas antes da conferência distrital. Os novos delegados pertencem às comunidades da Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II.

O eixo 1 tratou de “Gestão Territorial e Gestão Hídrica” e os participantes debateram sobre o uso correto da água e as melhores formas de preservação territorial. Já no eixo 2, “Uso Econômico da Água”, foram tratadas práticas de proteção dos serviços ecossistêmicos e das áreas estratégicas produtoras de água.

O eixo 3 “Educação Ambiental, Cidadania e Participação” debateu a possibilidade de incorporação da política de educação no DF nos parques e unidades de conservação. “Biodiversidade e Cerrado” foi o tema do eixo 4, que abordou a discussão de novas propostas para recuperação de áreas degradadas.

O eixo 5 abordou “Clima” com a discussão sobre incentivos de produção de energias e tecnologias limpas. Por fim, o eixo 6 tratou do tema “Resíduos Sólidos, Saneamento e Saúde” com debates sobre as melhores práticas sustentáveis de resíduos.

Ouvidoria

A ouvidoria itinerante do governo de Brasília esteve mais uma vez presente no evento. É um espaço para organização da comunicação entre o cidadão e o governo, que garante a participação popular, a transparência e auxilia na eficiência da prestação dos serviços públicos. A iniciativa começou na Virada do Cerrado de 2016. A ouvidora da Sema-DF, Ângela Martins ressaltou que o objetivo desta ação é divulgar as ações e mobilizar a sociedade.

A ouvidora destacou que a iniciativa é importante para a divulgação do serviço. “A ouvidoria itinerante não recebe só denúncias. Mas recebemos todos os outros tipos de contribuições como elogios, sugestões e reclamações”, apontou. Na Pré-conferência de Planaltina uouve pouco movimento. Foram registradas um elogio, duas sugestões e uma reclamação.

O elogio do professor Nilvan Pereira de Vasconcelos do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, foi em relação à realização do evento, para onde levou 37 jovens.

A ouvidora ressaltou que a participação no evento também foi importante para alertar a população sobre a disponibilização da carta de serviços dos órgãos do governo em seus respectivos sites. A carta de serviços da Sema pode ser acessada clicando aqui.

Mais informações:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 3214-5611

Instituto Federal de Brasília do Gama receberá a pré-conferência em 8 de julho. Foto: Reprodução/IFB.