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Ex-moradores de rua recebem certificados de capacitação em jardinagem

Alunos participaram das aulas durante dois meses no Gama para retornarem ao mercado de trabalho

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BRASÍLIA (29/8/14) – Conseguir um emprego para retornar ao mercado de trabalho ficará mais fácil para onze ex-moradores de rua, que receberam os certificados do primeiro Curso de Jardinagem à População de Rua do Gama, nesta sexta-feira (29). Com duração de dois meses, a capacitação foi oferecida em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

"Morei na rua por treze anos. Cheguei à Brasília recentemente e consegui mais apoio. Há cinco meses fui recebido na Casa Santo André, onde me acolheram e, agora, me capacitei porque quero mudar de vida", contou Anderson Aquino da Silva, 41 anos, ao relatar que o seu grande sonho é retornar para família.

André, assim como quase todos os outros 10 estudantes que fizeram o curso no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), são oriundos da Casa Santo André. A entidade, conveniada ao GDF por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), oferece moradia e outros benefícios para os novos moradores.

Outro aluno, o único que não estava em situação de rua, mas também tinha uma condição diferente, é Hélio Almeida Santana, 37 anos. Com problema mental leve, Hélio contou que superou todos os desafios para conseguir o seu primeiro certificado.

"Estou muito feliz. Além de conseguir me capacitar, fiz novas amizades. Só tenho a agradecer. Agora, é só trabalhar", afirmou, ao contar que pensou em desistir várias vezes. "O curso representa um grande avanço de vida para quem precisa trabalhar", completou a irmã gêmea de Hélio, Estela Almeida Santana.

ASSISTÊNCIA - A educadora Social de Rua do Creas, Thaís do Carmo Bento, lembrou que está prevista outro curso para outubro, dessa vez sobre artigos de bijuterias. Para informações, basta ligar na central de atendimento 156.

Segundo ela, o Creas oferece, ainda, outros serviços auxiliares para regularização de documentos, pendências judiciárias e para locomoção, como passagens interestaduais.

"O Creas é especializado em violação dos direitos, ou seja, no que se refere a pessoas com dependência química, desaparecidas, situação de rua, violência, abuso, abandono, entre outros casos", lembrou.

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Agência Brasília - Sexta, 29 Agosto 2014 18:44

Gama recebe 26 ônibus novos

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Veículos convencionais e articulados irão circular em duas linhas para Taguatinga

A partir deste sábado (30) 22 ônibus antigos da Viação Pioneira que circulam no Gama serão substituídos por 26 veículos da Viação Marechal. São 21 veículos convencionais e 5 articulados que farão as linhas 0.205 e 205.1, que vão para Taguatinga. Segundo o DFTrans, nove mil passageiros utilizam diariamente as duas linhas.

Segundo o DFTrans, a entrega faz parte do cronograma de renovação da frota do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, e atende à reivindicação dos moradores das duas cidades.

"Resolvemos repassar as linhas à Viação Marechal por contarem com veículos novos, e em quantidade maior para atender a crescente demanda entre as duas regiões. Além disso, as linhas também atendem parte da demanda do Recanto das Emas e Riacho Fundo II. Esses passageiros terão todos os benefícios da renovação dos ônibus", ressaltou o diretor geral do órgão, Jair Tedeschi.

Os veículos da Viação Marechal - que são da cor laranja - possuem diversos itens adicionais de qualidade, como bancos estofados com apoio para a cabeça; aviso luminoso traseiro da velocidade do veículo e acessibilidade para pessoas com deficiência.

INTEGRAÇÃO - Com a entrega dos novos ônibus, os passageiros poderão usufruir da integração. Para usar o benefício basta o usuário portar um Cartão Cidadão, ou o cartão de Vale Transporte, além do Bilhete Único. Todos os cartões podem ser reabastecidos.

O passageiro poderá fazer até dois novos embarques, no período de duas horas, desde que no mesmo sentido da primeira viagem e que o veículo do primeiro embarque não tenha como destino final o mesmo ponto final do segundo embarque, o que não justificaria a troca de veículo.

O valor máximo da tarifa sempre será R$ 3 (somando os embarques), e nunca passará disso. O Cartão Cidadão pode ser adquirido nos postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Gama, Taguatinga, Sobradinho, Conic e Galeria dos Estados.

O Bilhete Único pode ser adquirido em todos os postos do SBA ou postos do BRB Conveniência. O valor da carga inicial é R$10, totalmente convertidos em créditos.

Agência Brasília - Sexta, 29 Agosto 2014 19:15

Até o final do ano, sete regiões do DF serão regularizadas

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Até o final do ano, mais sete regiões do Distrito Federal serão contempladas com a regularização. Além de São Sebastião, com decreto da área central previsto para sair nos próximos dias, estão no cronograma unidades habitacionais localizadas em Planaltina, Santa Maria, Vicente Pires, Ceilândia, Sobradinho e Guará. Ao todo, serão beneficiadas com a iniciativa cerca de 250 mil pessoas.

Os setores residenciais que serão regularizados são Mestre D'Armas, Porto Rico, Pôr do Sol, Vicente Pires, trecho 3 do Sol Nascente, Buritis e Bernardo Sayão. Os últimos quatro passarão, em breve, por obras de infraestrutura, nesses locais, existem mais de 56 mil unidades habitacionais.

"Estamos vencendo as etapas finais das licenças ambientais e, após isso, teremos a aprovação da parte urbanística para encaminharmos para decreto. É importante ressaltar que acompanhamos esse processo até o recebimento da escritura para que a regularização tenha êxito e seja completa", afirmou o secretário-executivo do Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamento de Solo (Grupar), Fernando Negreiros.

Entre janeiro de 2011 e julho de 2014, já foram regularizados um total de 26.214 unidades, em várias áreas do DF, como Sol Nascente (Ceilândia), Grande Colorado (Sobradinho II) Riacho Fundo II entre outros.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) montou um cronograma para atender os interessados em agilizar o processo para receber a escritura definitiva do imóvel a ser regularizado. No mês de agosto, serão atendidos moradores de Samambaia, Guará II e Candangolândia. As demais cidades ainda não têm previsão de atendimento.

Para receber a escritura, o morador originário - primeiro a ocupar a residência - deverá levar a seguinte documentação: RG; CPF; Certidão de Nascimento/Casamento (se for o caso); RG e CPF do cônjuge/companheiro(a). Já o morador que comprou a casa deve apresentar os mesmos documentos, além do comprovante de ocupação no imóvel nos últimos cinco anos.

O morador atual da residência pode somar o tempo total de uso do imóvel desde o originário. Para isso, é necessário apresentar o documento de Cessão de Direitos ou Procuração e comprovantes de ocupação em nome do ocupante anterior.

Fonte: Gazeta de Taguatinga

DF: Hospitais de Santa Maria e Gama terão voluntárias para ajudar gestantes

Secretaria de Saúde pretende ampliar o serviço voluntário das doulas para toda a rede pública.

As doulas atuarão nos hospitais do Gama e de Santa Maria.

imgTermina neste domingo (24) o 1º curso de doula voltado para as cidades de Santa Maria e Gama. A atividade é promovida pela SES/DF (Secretaria de Saúde) em parceria com a Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) e Matriusca, organização administrada por doulas.   

— Vamos capacitar mulheres da comunidade para que elas possam auxiliar as gestantes para um parto mais humanizado, tornando esse momento uma experiência acolhedora e amorosa, afirmou a colaboradora da ReHuNa, Marilda Castro. Foto: Divulgação...

Ela explica que essas mulheres atuarão nos hospitais do Gama e de Santa Maria. As doulas servem como cuidadoras e apoiadoras físicas e emocionais das gestantes em todos os ciclos gravídicos (pré-parto, parto e pós-parto). Coordenadora da Rede Cegonha no Distrito Federal, a médica Mônica Yassanã ressaltou que o curso fortalece um novo modelo de atenção, centrado na mulher.  

— A doula chega com uma tecnologia que salva vidas e diminui a mortalidade materna. O nosso objetivo é que todas as maternidades dos hospitais da SES tenham doulas comunitárias e que todas as gestantes tenham acesso ao serviço, detalhou Mônica Yassanã.  

Etapas

O curso possui cinco etapas. A primeira foi a das inscrições, onde foram ofertadas 20 vagas para a Regional de Santa Maria e 20 para o Hospital do Gama. A segunda compõe-se de palestra e entrevista com psicólogo.  

Já a terceira etapa é de desenvolvimento do módulo teórico e vivencial, com carga horária de 80h, seguido da prática supervisionada e posterior avaliação do projeto.  

As mulheres que concluírem as aulas terão de prestar serviço voluntário de 12h nas maternidades do Gama e de Santa Maria.

Fonte: Portal R7, com Agência Brasília - 24/08/2014 - - 21:15:55

Mais de 90% estão insatisfeitos com saúde

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Os serviços públicos e privados de saúde no Brasil são considerados regulares, ruins ou péssimos por 93% da população. É o que indica pesquisa do Instituto Datafolha feita a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Paulista de Medicina (APM). O levantamento mostra que os principais problemas enfrentados pelo setor incluem filas de espera, acesso aos serviços públicos e gestão de recursos. De acordo com o estudo, a saúde é apontada como a área de maior importância para 87% dos brasileiros. Para 57%, o tema que deve ser tratado como prioridade pelo governo federal.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 10 de junho de 2014 e ouviu 2.418 homens e mulheres com idade mínima de 16 anos em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Informações Revista Istoé / Agência Brasil.

Fonte: Guardian Notícias

 

 

Servidores ocuparam a presidência da CAESB em Águas Claras

Funcionários reivindicam o cumprimento do último acordo firmado com a categoria

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Os servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) se reuniram no início da tarde desta quinta-feira (21), na sede do órgão, para um protesto.

Segundo informações de um funcionário, que preferiu não se identificar, os servidores da companhia estiveram em greve por 44 dias a um mês atrás. À época a CAESB levou o caso para a justiça, porém a greve foi considerada legal e não abusiva. Mesmo com o aval do judiciário, a côrte determinou que os grevistas voltassem a trabalhar imediatamente, sob pena de o sindicato arcar com a multa de 100 mil por dia, no caso de descumprimento.

O Sindicado da categoria, o Sindágua, convocou os funcionários para a manifestação em virtude do não cumprimento do último acordo entre eles reajuste salarial, de acordo com a inflação do período; pela não retirada de direitos como a gratificação por titulação, pelos anuênios previstos e por um plano de cargos.

“A Caesb afirma não ter como atender todas as reivindicações dos trabalhadores, embora continue a celebrar contratos milionários e contratando comissionados com salários médios de R$10 mil”, diz um dos servidores que aderiu à manifestação.

Aproximadamente 70 pessoas participaram do ato.

A informação da paralisação foi enviada à nossa redação por meio do Whatsapp.

Gastos de 761 milhões foram insuficiente para esconder a incompetência no BRT

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Na manhã do último sábado, 16, aconteceu a 2ª Audiência Pública sobre o transporte coletivo do Gama, no Centro Interescolar de Línguas – (CILG) da cidade. Estiveram presentes na reunião o diretor-geral do DFTrans e gestor do Expresso DF,  Jair Tedeschi; representante do BRT, Lucio; diretor de obras da administração da cidade, sr Roque Lane; o procurador dos direitos dos cidadãos, Dr. José Valdenor Queiroz Júnior (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT) e vários passageiros de transporte público.

Na 1ª Audiência Pública, sobre o mesmo tema, ocorrida em julho, 115 pessoas participaram do evento. Dessas, 50 puderam manifestar seus descontentamentos sobre as mudanças realizadas no transporte. Os moradores cobram a volta de algumas linhas que foram retiradas, a renovação da frota das linhas que não fazem parte do percurso do BRT, como Taguatinga, W3 Norte/Sul, SIA/SAAN, Setor O e Corujão. Jair Tedeschi ouviu os questionamentos, reclamações, sugestões e opiniões da população, ficando incumbido de trazer resposta para os usuários do transporte coletivo do gama.

Na 2ª Audiência Pública sobre o transporte coletivo do Gama, para surpresa dos passageiros, muitas das respostas colocaram a culpa na fiscalização, que é responsabilidade da Secretaria de Transporte do GDF.

O tempo, na opinião do Jair Tedeschi, vai fazer com que tanto passageiros quanto operadores do sistema se acostumem com a operação, aumentando a eficiência. “É tudo novo, substituído um sistema de 50 anos. Por isso o período de testes tem sido tão longo”, justifica.

“Estamos fazendo um acordo com a empresa Marechal para que assuma essa linha. Enquanto a segunda etapa da obra não estiver pronta, ainda deverão circular as linhas para SIA/ SAAN e W3 Sul e Norte. E vamos trabalhar para reativar a linha L2 Sul/ Norte/ UnB”, completa o secretário.

Os problemas estão longe de terminar, como conta Ana Tavares, moradora do Gama que pegava um ônibus para W3 Sul para chegar no trabalho. “Agora, pego três ônibus; um para o terminal, o BRT e outro para o trabalho, e levo uma hora e meia. Ou mais”, diz ela, que embora insatisfeita valoriza a qualidade dos veículos. “São confortáveis, têm ar condicionado e são confiáveis, mais a demorar ainda é um problema, disse.

Apesar de reconhecerem que o conforto aumentou com o BRT, usuários se queixam das baldeações necessárias para completar a viagem, atrasos das linhas e velocidade permitida de 55 Km. O fato é que os R$ 761 milhões foram insuficientes para esconder a incompetência do governo, que esqueceu de ouvir a população antes do grandioso projeto,  alterando toda uma rotina do transporte coletivo da cidade.

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Foto: 1ª Audiência Pública sobre o transporte coletivo do Gama


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Vídeos da 2ª Audiência Pública sobre BRT no Gama:





 

Leia mais NOTA DE ESCLARECIMENTO

EUA: Especialistas vão investigar acidente com avião que matou Eduardo Campos

Gravador de voz da aeronave não registrou nada no dia da queda.

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Técnicos americanos já estão no Brasil para ajudar nas investigações.

Uma equipe dos Estados Unidos vai participar da investigação da queda do jato executivo que matou o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, quatro pessoas da equipe e dois pilotos, na quarta-feira, em Santos, litoral paulista. Os técnicos já estão no Brasil, segundo a Globo News. O grupo é formado por especialistas do National Transportation Safety Board (NTSB), a principal autoridade norte-americana de investigação de acidentes, e da Cessna Aircraft Company, o fabricante do avião. Foto:Michel Filho/14-08-2014 / Agência O Globo. ...

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão investigador da Força Aérea Brasileira (FAB), comunicou nesta sexta-feira que o gravador de voz do avião acidentado não registrou o áudio da cabine do voo que transportava Eduardo Campos.

As causas técnicas da falha do gravador ainda não foram esclarecidas pela FAB. O conteúdo que ficou gravado se refere a uma conversa durante abastecimento no solo, com os motores desligados, em local e data não identificados.

O gravador tem capacidade para registrar duas horas seguidas de sons. O equipamento começa a gravar logo que o piloto dá partida no motor, de maneira autônoma. Segundo especialistas, uma luz se acende quando o gravador não está funcionando, alertando o comandante de que o problema deve ser solucionado.

Às vezes, na manutenção, os técnicos costumam desligar o gravador, justamente para impedir que ao ligarem as baterias, conversas anteriores sejam apagadas.

A Aeronáutica explicou que o funcionamento de uma caixa-preta varia de acordo com o modelo e o fabricante. Há casos em que a caixa de voz está atrelada ao sistema de anticolisão do avião e, assim, o piloto, antes de ligar a aeronave, precisa acionar esse sistema. Dependendo também do tipo de caixa, é possível desligá-la ou não durante o voo. Se o gravador de voz tem a capacidade de registrar apenas as duas últimas horas de um voo a cada período desses o trecho anterior é apagado e substituído pelas novas conversas.

ESPECIALISTAS ESTRANHAM AUSÊNCIA DE GRAVAÇÃO

O fato de a caixa do gravador de voz não ter registrado nada do último dia 13, quando ocorreu a tragédia, causou estranheza a alguns pilotos experientes. O professor de Ciências Aeronáuticas da PUC do Rio Grande do Sul Elones Fernando Ribeiro explicou que são raros os casos de gravadores pararem de funcionar.

Apesar de o CVR (Cockpit Voice Recorder) da aeronave PR-AFA não ser um item de segurança, o comandante da aeronave não pode fazer o voo quando o equipamento não funciona.

— Se o CVR estava com defeito, o avião não podia ter decolado. A aeronave voou sem estar em conformidade com o regulamento. A fita de gravação é contínua e registra as últimas conversas de dentro da cabine de voo por uma média de duas horas, justamente para auxiliar nas investigações em caso de acidente. Se o avião fosse de uma empresa aérea convencional não teria decolado — disse o especialista.

O diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Mateus Ghisleni, explicou que o equipamento começa a gravar logo que o piloto dá partida no motor, de maneira autônoma. Segundo ele, uma luz se acende quando o gravador não está funcionando, alertando o comandante de que o problema deve ser solucionado.

— Todas as conversas dos pilotos são gravadas normalmente. O comandante perceberia o problema. O não funcionamento do CVR não impede o voo. A falta da gravação também não prejudica os investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) a chegarem às razões do acidente. Há uma série de fatores, de acordo com a metodologia da investigação empregada pela equipe, que define as causas — explicou Ghisleni.

Fonte: O Globo, com Jornal da Globo - 16/08/2014 - - 11:37:23

Esgoto a céu aberto irrita moradores da Santa Maria

Moradores afirma que reclamações já foram levadas a CAESB

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Mau cheiro, poluição e acúmulo de dejeto, rato morto e imundície. ...

O esgoto a céu aberto irritam moradores e comerciantes da Santa Maria norte na quadra CL 116 conjunto G.

Além das dificuldades em transitar pela rua, o mau cheiro incomoda até mesmo dentro do comercio. “Chega ao ponto de incomodar os clientes, tem hora que prefiro ficar fora adentro do escritório. Lá dentro o cheiro fica insuportável”, afirmou Camilla.

Segundo os moradores, já foram feitas várias ligações para o órgão responsável CAESB, e até o momento não tomaram nenhuma providência sobre o caso

A equipe do Gama Cidadão identificou que o sistema de drenagem estão entupidos fazendo que o esgoto se alastre no fundo da comercial da CL 116.

A  CAESB órgão irresponsável pelo esgoto não tem olfato?

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Foto: Esgoto corre a céu aberto na Santa Maria norte

 

Buraco! Perigo! Isso é no Gama

Verdadeira armadilha para motoristas. É na pista da Avenida Contorno do Setor Leste do Gama, altura da Entrequadra 48/49. Buraco profundo, e pior, boa parte ao redor da entrada do buraco está sem sustentação abaixo do asfalto. É o que poderia se chamar de 'asfaltos suspensos do GDF'. Um veículo mais pesado e...'crash'. Desaba asfalto e veículo dentro do buraco. Será a bagaceira. Ainda bem que moradores 'sinalizaram' o perigo. Já que o governo não conserta, e nem sinaliza, tome pedaços de paus e tecido TNT, talvez restos de alguma bandeira da Copa da Fifa. Pelo menos para isso serviu.

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Fonte: Blog Gama Livre - Quinta, 14 de agosto de 2014

Parque Prainha do Gama será revitalizado

Prainha do Gama

Após muitos anos abandonado e servindo como ponto de encontro para usuários de drogas e criminosos da região do Gama e de Santa Maria, o Parque Prainha do Gama passará por melhorias. Um pacote de obras lançado pelo GDF prevê a revitalização da área e a reforma em vários pontos recreativos. As obras devem custar R$ 3,5 milhões.

O edital para a licitação da empresa que será a responsável pela obra foi lançado no Diário Oficial do DF (DODF), na edição da quarta, 13. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram) administra o parque e acompanhará de perto a execução do trabalho.

O pacote de obras prevê a reforma da piscina - incluindo vestiários e a lanchonete que será reativada -, da sede administrativa e dos banheiros. Dentro das novidades, os frequentadores terão uma pista de caminhada, equipamentos de ginástica e um playground para as crianças.

A segurança nos arredores do parque será reforçada para evitar a presença de criminosos e usuários de drogas, além de dar mais conforto aos visitantes. A entrada será revitalizada e contará com guaritas de segurança.

A revitalização será feita com recursos próprios do governo e será licitada pela Secretaria do Meio ambiente. A licitação está prevista para setembro. O prazo para execução dos serviços é de até sete meses a contar da data de assinatura do contrato. Após a reforma, a expectativa é que a reserva ecológica seja bem frequentada e receba, em média, duas mil pessoas nos fins de semana.

Prainha

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Fotos da Prainha há 30 anos atrás Clique Aqui!


SAIBA COMO TUDO COMEÇOU

No dia mundial da água Ambev apresenta os resultados do projeto bacias e é feito plantio de árvores

Ambev comunica resultados de projeto ambiental no Gama este sábado

Parque ecológico do Gama, um problema grave na região

Ação socioambiental do Projeto Bacias colabora na conservação do Cerrado

Curso de formação apresenta soluções para as necessidades de habitação no Distrito Federal

Revitalização da Prainha, no Gama, agora é realidade

Audiência Pública sobre o Parque Recreativo do Gama (Prainha).

FORUM DA COMUNIDADE DO SETOR SUL DO GAMA (FOCO GAMA SUL)

CONFERÊNCIA DISTRITAL DAS CIDADES EXTRAORDINÁRIA

Morte de Campos muda quadro sucessório: agora Marina é favorita e Dilma pode não chegar ao 2º turno

Do Blog Náufrago da Utopia -  quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Por Celso Lungaretti

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Destino insólito: Campos e Arraes mortos num 13 de agosto.

Quando a campanha presidencial de 2014 se augurava a mais tediosa e enlameada desde a redemocratização, eis que o Sobrenatural de Almeida, reconhecendo que é impossível desviar o futebol brasileiro de sua marcha para o fundo do poço, resolveu trocar o foco, dando o ar de sua graça na política: com a morte inesperada de Eduardo Campos (PSB), logo no cabalístico 13 de agosto (!), a corrida sucessória virou de pernas pro ar.
 
De imediato, Marina Silva (PSB) passou a ser a favorita para vencer a disputa que, provavelmente, travará com Aécio Neves (PSDB) no 2º turno. E a candidatura de Dilma Rousseff (PT), que já vinha  mal das pernas em função (principalmente) do desempenho pífio da economia brasileira, pode ter recebido nesta 4ª feira o golpe de misericórdia.
Até agora, os que estavam no páreo pra valer eram a ex-guerrilheira que se tornou tecnoburocrata, o neto do raposão conservador e o neto do grande socialista. Dilma levava a vantagem de ser personagem histórica por mérito próprio e, entre três atores políticos com ínfimo carisma, tendia a ser reeleita porque o poder atrai o poder, na razão direta das ambições e na razão inversa da integridade.

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Marina Silva: as tragédias moram ao lado...

A candidatura de Marina era, potencialmente, a mais perigosa para o situacionismo, tanto que um grande esforço de bastidores foi feito para que ela saísse da disputa. Para o bem da democracia, outra porta se abriu. Pena que isto se deva a uma tragédia, algo que sempre temos de lamentar. Mas, confirmou-se de novo que quem age de má fé acaba dando tiros pela culatra. Ao invés de ser neutralizada, Marina está mais forte do que nunca.
Com ela no lugar de Campos, Dilma não levará vantagem nenhuma em ser mulher, vai perder de goleada na comparação de quem tem mais a cara e o jeitão do povo sofrido (e, portanto, maior afinidade com o perfil dos primórdios petistas - a trajetória dela lembra a do Lula) e tende a ser esmagada nos debates, pois a decoreba dos marqueteiros de nada servirá contra a autenticidade e espontaneidade messiânicas da companheira de lutas do Chico Mendes.
No tabuleiro político, a quase nenhuma ênfase de Campos no ideário socialista do avô, preferindo defender um capitalismo mitigado, o deixava bem mais próximo de Aécio que de Dilma. Como consequência, os dois netinhos correriam na mesma faixa, tentando, ao mesmo tempo, evitar que a petista ganhasse no 1º turno e obter uma vaga no 2º, contra Dilma, que se apresentaria como a candidata popular, perseguida pelos ricos e pelo Santander, etc. e tal.
Marina, pelo contrário, não disputará espaço com Aécio, que ficará com todo o eleitorado conservador e direitista para si, mas sim com Dilma: o mapa da mina, para ela, será provar que é mais popular, mais antagônica ao grande capital, melhor defensora do meio ambiente, mais inaceitável para a elite branca e mais fiel aos ideais históricos petistas do que a própria Dilma. Acredito que o conseguirá com um pé nas costas, daí a minha previsão de um 2º turno entre (centro) direita e (centro) esquerda, ou seja, entre Aécio e Marina.

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Morte de Campos caiu como um raio sobre ambos

E, claro, sem todo o desgaste acumulado pelo petismo em seus três mandatos presidenciais, e levando em conta que o eleitorado de direita é aproximadamente metade do de esquerda, Marina só não levaria se o avião dela também caísse.
O perigo, claro, seria chegar ao poder como uma estatura bem maior do que as forças políticas que a estariam apoiando, com óbvios riscos de turbulência institucional (dependendo de como lidasse com um Congresso mui provavelmente adverso). Duas vezes, com Jânio Quadros e com Fernando Collor,tal quadro se revelou funesto.
Mas, temos de levar em conta também que o esgotamento do modelo petista está levando a insatisfação popular perigosamente para as ruas, de forma que os riscos existem igualmente com a permanência da atual pasmaceira desesperançada. Entre um salto no escuro e a decadência inexorável, é sempre preferível o primeiro, que pelo menos nos dá oportunidade de lutarmos para a construção de um presente melhor.
O eleitorado, evidentemente, não equaciona o problema da mesma maneira, mas se mostra visivelmente saturado. Os ventos de mudança começam a soprar e até Deus os parece estar bafejando...

 

 

Acidente: Eduardo Campos morre após acidente aéreo em Santos

Jato que estava o presidenciável caiu em aérea residencial no litoral paulista.

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O presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE ) morreu na manhã desta quarta-feira após sofrer um acidente aéreo em Santos. O jato em que estava o político iria para um compromisso em evento na cidade de Santos chamado SantosExport. A aeronave em que viajava do Rio para Guarujá perdeu contato com controle aéreo. Segundo o candidato do PSB no DF, Rodrigo Rollemberg, a direção do partido o informou que os passageiros a bordo do avião que caiu eram: Eduardo Campos, sua esposa Renata, o filho Miguel, os assessores Pedro Valadares, Carlos Percol e um cinegrafista ainda não identificado...

O avião, um Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, deixou o aeroporto do Santos Dumont às 9h20m com destino a Santos.

Carlos Siqueira, primeiro secretário do PSB, disse que Campos estava a bordo do avião que caiu

O ex-deputado Walter Feldman, que está ao lado de Marina Silva em São Paulo, disse logo depois do acidente ter conversado com o deputado Márcio França, que recepcionaria Campos em Santos. França confirmou para o aliado que a aeronave que caiu tinha o prefixo da alugada pela campanha de Campos:

- Márcio França ligou e disse ter confirmado que o prefixo do avião é o mesmo de Campos. Mas temos que aguardar _ explicou o ex-deputado.

Aliados de Marina Silva estão apreensivos porque a companhia aérea que fretou o avião não consegue contato com o piloto.

Em seu gabinete no Tribunal de Contas da União, a ministra Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos, ao ser informada dos rumores sobre a queda do avião em Santos, caiu no choro. Mas assessores informam que não há informação que confirmem que o candidato do PSB estava na aeronave.

O Corpo de Bombeiros confirmou a queda, que ocorreu na altura do número 136 Rua Alexandre Herculano, esquina com Rua Vahia de Abreu, nas imediações do Canal 3, a cerca de sete quadras da praia. Logo após a queda, a primeira informação era a de que se tratava de um helicóptero. Sete pessoas ficaram feridas e pelo menos três imóveis foram atingidos.

A sala de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que sete vítimas foram socorridas em hospitais da região, mas ainda não há informações se elas eram ocupantes da aeronave ou moradores dos imóveis atingidos. O Pronto-Socorro Municipal de Santos confirmou que há quatro feridos internados na unidade.

A queda ocorreu pouco depois das 10h. A poucos metros do local do acidente funcionam uma escola infantil e uma academia de ginástica. A região tem casas e comércios.

O Comando da Aeronáutica informou, por nota, que o avião, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu às 10h.

“A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, diz nota da Aeronáutica.

A Aeronáutica investiga as causas do acidente.

O local onde ocorreu a queda é bastante movimentado. Testemunhas relatam que ouviram barulho de uma explosão. O quarteirão foi isolado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de resgate. Com o estrondo na hora da queda, vidraças de lojas quebraram-se.

Fonte: O GLOBO - 13/08/2014 - - 13:05:37