Coluna Social

1º Conferência Sobre Transparência e Controle Social

A 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL DISTRITAL será realizada nos dias 09 e 10 de março de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.

Como parte da CONSOCIAL DISTRITAL, serão realizadas 13 etapas preparatórias, denominadas CONFERÊNCIAS REGIONAIS que acontecerão em diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal nos dias 28 de janeiro, 04 e 11 de fevereiro. Nessa ocasião serão eleitos os delegados e formuladas as propostas para a Conferência Distrital.

As discussões sobre o tema “A so­ciedade no acompanhamento e controle da gestão pública” serão organizadas em 4 Eixos Temáticos:

Eixo I – Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos.

Eixo II – Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública.

Eixo III – A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle.

Eixo IV – Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Faça sua inscrição escolhendo a CONFERÊNCIA REGIONAL clique aqui  e o EIXO TEMÁTICO de sua preferência. Para maiores informações sobre os Eixos Temáticos consulte o TEXTO BASE clique aqui.

Para aqueles que não tiverem condições de realizar sua inscrição pela internet, foram reservadas algumas vagas para inscrição no dia da Conferência, durante o credenciamento, até as 9 horas.

Qualquer cidadão pode participar com idéias, e, se desejar, poderá se candidatar a delegado para defender, na 1ª Conferência Distrital, as propostas escolhidas na etapa regional. As inscrições para delegado serão realizadas durante as CONFERÊNCIAS REGIONAIS.

Neste site você ficará sabendo de tudo que acontece na CONSOCIAL DISTRITAL, terá acesso aos documentos oficiais do evento, programação, objetivos da Conferência além de fazer sua inscrição pela internet.

Fonte: STC DF

logo-gama-cidadao

Dia 11 de fevereiro foi a vez do Gama a 1º Conferência Sobre Transparência e Controle Social elegeu 43 delegados. O debate contou com a participação de 185 inscritos, das duas regiões administrativas, e também com a presença de representantes da Secretaria de Transparência e Controle do DF, da Administração de Santa Maria, e da Administrador Regional do Gama.

Entre as propostas eleitas na Conferência estão: garantir incentivos aos movimentos sociais, sindicatos, instituições, associações, prefeituras comunitárias e para quem desenvolver a capacitação e a mobilização de controles sociais; perda definitiva de cargo, função, ou qualquer atividade pública, caso seja comprovado atos de corrupção; garantir, em cada região administrativa, área do PDTO para construção de sede que acomode todos os conselhos e providos de infraestrutura necessária para o seu funcionamento; e inserir disciplina de ética e cidadania nas escolas de ensino fundamental e médio.

A Consocial/DF é um espaço público para debates, trocas de ideias e conversas para estreitar o relacionamento entre o Governo e a população. O objetivo é transformar o cidadão em um parceiro social do GDF, capaz de contribuir com a construção de políticas públicas e auxiliar a fiscalização da transparência e no combate à corrupção.

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile