Câmara Legislativa do DFMeio Ambiente e SustentabilidadeNotíciasPolíticaTransparência

5º Congresso do Mandato Brasília Sustentável

Pode até parecer mentira, mas é a mais pura verdade. Justamente na capital do país onde apenas 3% das pessoas acreditam na classe política da Câmara Legislativa na qual 24 parlamentares exercem seus mandatos, somente um vem a público realizar um congresso para prestar contas e dar satisfação à população das ações realizadas e os números são impressionantes. Falamos de Joe Valle. Em apenas 10 meses de exercício no ano de 2015, 598 reuniões foram realizadas, todas comprovadas em documentos e seus desdobramentos, também, comprovados.

No dia 08 de dezembro, mais de 500 pessoas entre eleitores, amigos e colaboradores compareceram ao auditório da LBV para conferir a prestação de contas do Mandato Brasília Sustentável. Na atuação do parlamentar, a educação merece destaque, não uma educação conservadora tradicional, mas um incomum modo de abordar a temática. Dentro da ideia sustentável, ele apoia projetos inovadores, como a Escola de Música do Paranoá onde se desenvolve o trabalho com dezenas de jovem que poderiam estar vivendo o ócio tedioso, porém, estão vivendo o ócio criativo.

Quem esteve presente no congresso foi brindado com uma belíssima apresentação dos grupos que recebem o apoio do Mandato Brasília Sustentável, conferindo, assim, a essência da transversal sustentabilidade. Durante as apresentações das ações realizadas que eram projetadas em um telão, tudo muito bem elaborado, era fácil ouvir das pessoas que “esse projeto eu conheço”, “esse está acontecendo em tal quadra!”. E são tantas ações que não daria para mencionar aqui nem a metade. Para que o texto não fique maçante, achamos melhor indicar o site, pois lá o leitor poderá conferir, comprovar e acompanhar o desenvolver do mandato parlamentar de quem agora é secretário de uma super pasta.

Em meu caso, como morador do Gama e ativista da área ambiental, tive a oportunidade de comprovar aquilo que se desenrola em nossa cidade. E é motivo de alegria e emoção, pois tudo que ele diz partiu de nós moradores quando logo no início do ano fizemos a primeira reunião para tratar da implantação do parque ecológico norte, uma importante área de campo de murundum que vem sendo abruptamente invadida por igrejas, clubes, serviços e, principalmente, pela especulação imobiliária (leia-se grilagem). A partir daí Joe Valle tomou conta, realizou a audiência pública que se desdobrou em curso de educação ambiental e o seminário está em plena fase de estruturação. Um importante plano de gestão ambiental está sendo tratado em parceria com o núcleo de Ecologia Humana da UNB em parceria com o IFB para entrar o ano em plena efetivação para a satisfação dos envolvidos na temática.

Vamos em frente Deputado. Diante da temática sustentável uma ferramenta não pode faltar: a solidariedade.

Galeria de fotos. Clique aqui!

Dep. Joe Valle

Grupo do Projeto Música e Cidadania do Paranoá – DF

José Garcia, Deputado Joe Valle e Secretário de Meio Ambiente André Lima

Artesãs do Gama mostram seu trabalho do Artesanato do Concretamente Brasília.

Por: José Garcia da Redação do Gama Cidadão

Leia mais: Das convergências: José Pacheco encerra curso de educação ambiental no Gama

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário