Ciência e tecnologiaDestaqueNotícias

Acesso à internet cresce por todo o país e Brasília é destaque em acessos com celulares

Celular lidera como principal meio de conexão à rede e uso de redes sociais é a principal finalidade de acesso.

O Brasil conseguiu aumentar, pelo terceiro ano consecutivo, o número de pessoas com acesso à internet. A pesquisa mais recente sobre o tema, divulgada pelo IBGE, mostra que o aparelho celular não é apenas um item favorito, mas também o motivo desta expansão ao acesso. No entanto, os números também mostram que o brasileiro ainda usa a internet apenas para acessar e atualizar as redes sociais.

Atualmente, o país está com quase 130 milhões de usuários de internet. Em comparação com os anos anteriores é um aumento de quase 30%. Ou seja, o Brasil tem conseguido crescer rapidamente neste quesito. Um dos grandes responsáveis por isso é o aparelho celular, que já domina este mercado. Cerca de 98,7% das pessoas afirmam que a principal utilidade para um smartphone é o acesso à internet.

Logo depois do celular, o computador é o segundo mais utilizado, porém está em queda. De 2015 até 2017, houve uma redução nos números de usuários. Hoje, cerca de 57,8% das pessoas utilizam um notebook ou qualquer tipo de computador para se conectar na internet. São números que mostram um brasileiro buscando um acesso cada vez mais móvel, e menos dependente de uma conexão domiciliar.

Brasília segue na mesma direção, porém com números superiores. No Distrito Federal, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, mais de 85% da população é usuária de internet, um número que fica muito acima da média do país. O crescimento da cidade, assim como acontece em território nacional, também é acompanhado pelo aumento de compras de celulares.

O uso da internet

Além de indicar as vendas, os números do IBGE também mostram o perfil de entretenimento do brasileiro. Cerca de 95% da população afirma que o principal objetivo de ter acesso à internet é para utilizar, ou atualizar, as redes sociais. Em segundo lugar, perto dos 80%, estão os serviços de emails. Porém, existem duas outras opções que tiveram crescimento.

A primeira são os jogos online, que possuem uma demanda alta, seja para videogames de última geração, ou então aplicativos simples de celular. Por exemplo, o país hoje é um dos que mais possui usuários cadastrados em portais de pôquer online. Alguns brasileiros conseguem através do jogo a oportunidade de participar de campeonatos oficiais. Em Brasília, existem clubes dedicados para a realização destes torneios.

Fonte: Pixabay

Em segundo lugar, com cada vez mais espaço, está o serviço de streaming. Atualmente, existem diversas opções com diferentes conteúdos, para quem busca uma alternativa aos canais de TV paga. Além de ser um produto mais dinâmico, o valor pago neste tipo de produto acaba sendo mais barato que os tradicionais. Por isso, o serviço de streaming tem ganhado espaço, não apenas com filmes e séries, mas também no esporte.

A internet está se tornando uma ferramenta na rotina do brasileiro cada vez maior. Independente do motivo, profissional ou apenas entretenimento, isso já indica um avanço em nível tecnológico. Os números também mostram uma forte inclusão, fazendo com que a maioria dos brasileiros tenha acesso à internet. Esse passo pode fazer diferença em um país que precisa de melhores índices educacionais e econômicos.

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile