Notícias

Administração cria comissão para Restauração do Cine Itapuã


(Foto da Internet)

O Centro Cultural Cine Itapuã, mais conhecido com Cine Itapuã, foi retomado pela Administração Regional do Gama. Há mais de 20 anos o espaço foi doado ao Governo do Distrito Federal, porém o ato precisava ser oficializado. Só no inicio do ano de 2012, com muita dedicação e esforço, o processo de regulamentação foi finalizado e, agora, o centro cultural será o mais novo ponto de encontro de diversão e lazer da cidade.

Para realizar este sonho de tantos gamenses, a Administração criou uma Comissão de Estudos e Projetos para Restauração do Cine Itapuã, formada por servidores da casa e componentes do Conselho de Cultura do Gama. A meta agora é elaborar o projeto para reforma e implementação do Centro Cultural que anteda todos os seguimentos da cultura e também da comunidade.

Histórico

Inaugurado em 28 de março de 1961, o Cine Itapuã era gerenciado pela Empresa Cinematográfica Paulo Sá Pinto e funcionava predominantemente com produções de cinema. Foi considerado na época o segundo maior cinema de Brasília e durante décadas foi uma das melhores opções de lazer e entretenimento para a sociedade gamense.

Em 1986, para evitar que o Cine Itapuã fosse vendido e desativado, os comerciantes do local se uniram para comprar o espaço e o doaram ao Governo do Distrito Federal. A sala sofreu uma pequena reforma em 1988 e veio a ser reinaugurada sob a administração do Cine Clube Porta Aberta, que mudou radicalmente a programação cinematográfica, pois o cinema, em franca decadência, só exibia filmes pornôs.

Na época foram exibidos filmes de arte, inclusive a programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também foram lançados inúmeros filmes nacionais, além de várias mostras de curta e média metragens, inclusive das obras do cineastra-bombeiro Afonso Brazza. O espaço passou também a receber peças de teatro, palestras, formaturas e outras atividades.

Fonte: Administração do Gama

Leia mais Becos do Gama

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário