Gama Cidadão

Alerta laranja para a violência contra a mulher

A SAMIDH, Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres, está  à frente de uma grande ação voltada às mulheres contra a violência doméstica.  A Campanha de 2018, “16 Dias de Ativismo”, será aberta nesta terça-feira,(20/11). Essa campanha, segue a  ação da  ONU MULHERES e o enfrentamento contra o  feminicídio é o principal objetivo,  uma vêz que incidência deu um salto brutal. Houve  um aumento de 75% nas ocorrências de feminicídio  no DF.

A Campanha, em nível  mundial, ocorre  de 25 de novembro- Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher- a 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E abarca o movimento Nacional, do dia 6 de dezembro, de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Os 16 dias de ativismo, de forma geral, objetivam a conscientização e  a mobilização da sociedade para que denuncie todos  os  tipos de violência praticados contra   meninas e mulheres  no Brasil e no mundo. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde do DF, entre 2017 e 2018, foram 7.851 notificações de violência; sexual, psicológica , negligência, abandono , além de tortura. No Brasil,  a Campanha  inicia-se no dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, para reforçar a necessidade de enfrentamento à discriminação,   considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra.

O calendário de atividades prevê 16 dias de Palestras,  Debates,  Rodas de Conversa, Oficinas de Comunicação Sem Violência e  Atividades e Sessões Terapêuticas. Um calendário unificado, foi elaborado pela SUBPM, Defensoria Pública, Mobilidade e Subsecretaria de Igualdade Racial.

A Subsecretaria de Assistência Social- SUBSAS estará veiculando nos espaços de atendimento dos CRAS e CREAS,  vídeos educativos  e outros documentários produzidos pela Secretaria Nacional de Políticas par Mulheres.

Um dos links que podem ser acessados :  https://goo.gl/1de1XK

Subsecretaria de Políticas para as Mulheres fará ações especiais na Rodoviária do Plano Pilotonos dias 26/11 e  06/12,  juntamente com as secretarias de governo, SES, SSP, SEE para uma exposição junto  aos Conselhos sobre o funcionamento dos equipamentos públicos de atendimento às mulheres vítimas de violência.

Esse trabalho visa  aprimorar os atendimentos,  com uma  “Avaliação de Risco”, identificando a possibilidade de ocorrência de novas violências e a letalidade. A Secretaria de Estado de Saúde, além das atividades que constarão do Calendário, também buscará ações conjuntas com a  DEAM, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

A Campanha tem conseguido, ao longo dos últimos 3 anos, a adesão de vários órgãos  públicos  e entidades do DF, especialmente em decorrência da assinatura de Termos de Adesão e Protocolos de Intenção promovendo ações conjuntas em prol da  igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito do Distrito Federal.

Acompanhe, abaixo,  o calendário dos 16 dias de Ativismo no Brasil – Período 20/11/2018 a 10/12/2018.

Por, Claudia Miani.
ASCOM da SAMIDH – Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres – 19/11/18 às 15h56

Sair da versão mobile