Artistas protestam contra falta de apoio governamental a projeto cultural

Eles se instalaram na entrada do edifício da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (SeCult DF)
(Foto: José Garcia Caianno ( Dedé) Crédito T-Bone
O Gama Cidadão acompanha de perto a movimentação na porta da SeCult DF. Cerca de 10 pessoas se reuniram em frente à Secretaria de Cultura para protestar contra a suposta falta de apoio por parte do Governo do Distrito Federal à terceira edição da Bienal do B – A Poesia na Rua, evento que reúne artistas da cidade. Liderados por Luiz Amorim, idealizador e proprietário do T-Bone Steak Açougue Cultural, eles se instalaram com o que chamaram de “barraca da resistência cultural” e, entre livros e cartazes, ocuparam com arte e protesto a entrada do edifício.
“Fizemos o evento como um plano B à bienal (Bienal do Livro) internacional, que ocorreu aqui, interpretaram que era um contraponto e decidiram não ajudar”, afirma Amorim. Com poesia e música, a ideia é promover encontros sempre das 16h às 19h, no mesmo local, até a realização da bienal, que ocorre entre 27 e 30 de agosto.
Tem gente do Gama acampado lá, vamos noticiar. A Banca de Poetas é uma das solidárias. O açougue cultural T-Bone é uma referencia. Na cidade. O único espaço a se tornar parte integrante, no calendário cultural. De 15 em 15 dias uma programação voltada para o exercício literário. O único da capital. O grito de José Garcia Caianno que membro do grito livro e criador da Banca de poetas vem principalmente em decorrência do tratamento que os artistas vem recebendo, é inaceitável Essa quarentena – diz o artista.
Ele se refere, ao fato de o Secretario Hamilton Pereira ter baixado do um decreto vem suspende o pagamento de todos em consequência, de uma denuncia que paira sobre a administração, do sudoeste – O Artista que não tem nada a receber, porque simplesmente não consegue ser contratado. Sai em defesa de si mesmo e dos colegas isso é e um absurdo, o cara rouba e os trabalhadores honestos são penalizados – somos tratados como ladrões. Isso é inaceitável. Desabafa! O repudio do T-Bone vem em decorrência, do tratamento recebido, por parte do secretário. O governo do Distrito Federal, não entrou com um centavo.
A Secretaria de Cultura, por meio de nota, informou que o não apoio se dá pela “necessidade de reformular as normas de contratações artísticas”.
Veja as fotos Clique aqui!
Da Redação
Por Israel Carvalho