Artistas protestam contra falta de apoio governamental a projeto cultural

Eles se instalaram na entrada do edifício da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (SeCult DF)

img
(Foto: José Garcia Caianno ( Dedé) Crédito T-Bone

O Gama Cidadão acompanha de perto a movimentação na porta da SeCult DF. Cerca de 10 pessoas se reuniram em frente à Secretaria de Cultura para protestar contra a suposta falta de apoio por parte do Governo do Distrito Federal à terceira edição da Bienal do B – A Poesia na Rua, evento que reúne artistas da cidade. Liderados por Luiz Amorim, idealizador e proprietário do T-Bone Steak Açougue Cultural, eles se instalaram com o que chamaram de “barraca da resistência cultural” e, entre livros e cartazes, ocuparam com arte e protesto a entrada do edifício.

“Fizemos o evento como um plano B à bienal (Bienal do Livro) internacional, que ocorreu aqui, interpretaram que era um contraponto e decidiram não ajudar”, afirma Amorim. Com poesia e música, a ideia é promover encontros sempre das 16h às 19h, no mesmo local, até a realização da bienal, que ocorre entre 27 e 30 de agosto.

Tem gente do Gama acampado lá, vamos noticiar. A Banca de Poetas é uma das solidárias. O açougue cultural T-Bone é uma referencia. Na cidade. O único espaço a se tornar parte integrante, no calendário cultural. De 15 em 15 dias uma programação voltada para o exercício literário. O único da capital. O grito de José Garcia Caianno que membro do grito livro e criador da Banca de poetas vem principalmente em decorrência do tratamento que os artistas vem recebendo, é inaceitável Essa quarentena – diz o artista. 

Ele se refere, ao fato de o Secretario Hamilton Pereira ter baixado do um decreto vem suspende o pagamento de todos em consequência, de uma denuncia que paira sobre a administração, do sudoeste – O Artista que não tem nada a receber, porque simplesmente não consegue ser contratado. Sai em defesa de si mesmo e dos colegas isso é e um absurdo, o cara rouba e os trabalhadores honestos são penalizados – somos tratados como ladrões. Isso é inaceitável. Desabafa! O repudio do T-Bone vem em decorrência, do tratamento recebido, por parte do secretário. O governo do Distrito Federal, não entrou com um centavo.

A Secretaria de Cultura, por meio de nota, informou que o não apoio se dá pela “necessidade de reformular as normas de contratações artísticas”.

Veja as fotos Clique aqui!

Da Redação

Por Israel Carvalho

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios