Notícias

Auditoria: Relatório do TCDF critica sistema de ônibus

Tribunal diz que paradas não têm itinerários dos coletivos

Auditoria do sistema de transporte público feita pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF) revela que, dois anos após a licitação, o governo ainda não conseguiu fazer o básico: fiscalização eficiente do sistema, informações claras para o usuário sobre horário e rotas dos ônibus e oferta de paradas acessíveis e compatíveis com a demanda.

O relatório levou em conta o período entre junho a novembro de 2014…

Os auditores avaliaram que os sistemas usados pelo governo para gerir e fiscalizar o Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) são incompatíveis com a dimensão. Eles destacaram que o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) não possui um centro de controle operacional que possibilite a recepção e a gestão dos dados dos GPS embarcados nos ônibus. Além disso, atua com base nos dados de bilhetagem automática e de um sistema de cadastro de ordens de serviço — considerado impróprio pelo TCDF para a gestão do serviço.

O tribunal também classificou como “precárias” as informações que o governo presta ao usuário sobre os horários e os itinerários dos ônibus. “Nos pontos de embarque e desembarque, nenhuma das 197 paradas avaliadas possuía relação das linhas que as serviam, tampouco de seus horários e itinerários, além de existirem paradas habituais, nas quais sequer há placa de identificação”. Segundo os auditores, as informações que estão no site do DFTrans são “restritas e desatualizadas”.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Mobilidade informou que muitas recomendações já estão sendo adotadas desde janeiro. A pasta argumenta que no site do DFTrans “estão disponíveis há mais de dois anos, para consulta, todos os itinerários e horários atualizados das linhas do Sistema Básico (atendidas pelas empresas operadoras das bacias), com todos os detalhes mencionados na recomendação”. E que o governo já tem um plano para reforma e manutenção dos abrigos de ônibus.

Fonte: Por Adriana Bernardes e Camila Costa, Correio Braziliense com foto de Breno Fortes/CB/D.A Press – 8/6/15 – 30/06/2015 – – 19:21:27
Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar