Base instável: Após reunião, Rollemberg anuncia maior espaço para PDT no governo

Legenda se disse ‘isolada’ após eleição; distrital Celina Leão deixou base

 

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, se reuniu nesta segunda-feira (15) com representantes do PDT no Palácio do Buriti para redefinir o papel político da sigla no governo. No encontro, os políticos definiram que o senador Cristovam Buarque e o presidente regional do partido e secretário de trabalho, Georges Michel Sobrinho, vão participar diretamente das decisões tomadas pelo GDF…

A reunião contou com a participação também da ex-presidente da Câmara Celina Leão, que deixou a base do governo, e dos outros dois deputados do PDT no DF, Joe Valle e Professor Reginaldo Veras, que permanecem na bancada de apoio a Rollemberg. Senador do partido pelo DF, Reguffe não compareceu.

A reunião de “conciliação” foi marcada no início do mês e estava prevista para a semana passada, mas foi adiada após o pedido de demissão do ex-chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, no último dia 10. O político disse que tinha se tornado “o alvo das críticas” de opositores, e fez referência a membros do PDT no discurso de saída.

Base instável

As demonstrações de insatisfação da legenda com Rollemberg começaram ainda em janeiro, mas ganharam força no início de junho, quando a presidente da Câmara Legislativa do DF, deputada Celina Leão (PDT), deixou a base aliada e se declarou “independente”. A mudança foi motivada pelo “isolamento” do PDT na mesa de decisões e pelo “excesso de petistas” mantidos por Rollemberg na administração pública, segundo ela.

Cristovam Buarque também fez críticas ao GDF e criticou a atuação do secretário de Fazenda, Leonardo Colombini, em declarações à imprensa. Após a reunião nesta segunda, Rollemberg afirmou que a estrutura de cargos não foi discutida e não será alterada a partir de demandas do partido aliado.

“O PDT demonstrou uma preocupação com o momento político, reafirmou seu compromisso com Brasília e com o governo e se ofereceu para dar uma contribuição maior no núcleo político do governo. Ajudando a pensar as alternativas, as soluções para os problemas do presente e para pensar o futuro”, disse o governador.

Fonte: Portal G1 DF/Foto reprodução TV Globo – 16/06/2015 – – 11:12:29