Ciência e tecnologiaDestaqueNotícias

Biotic: conheça a tecnologia do futuro

Laboratório 5G deve ser aberto para visitação em breve, mas você já pode planejar o passeio com a família no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).

Já imaginou um médico no Japão conseguir fazer uma cirurgia aqui no Brasil apenas operando um robô remotamente, com respostas quase que imediatas? Pois é. O que parecia ser enredo de filme de ficção científica está mais perto de acontecer do que a gente imagina. Parte dessa experiência de internet ultrarrápida pode ser conhecida aqui, em Brasília, no Laboratório de Teste 5G. Localizada no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), a estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (24).

Experiência pioneira no Brasil, o local se prepara para receber a população ainda na próxima semana. Por ora, as pessoas podem começar a agendar essa viagem ao futuro pelo email [email protected].

“A partir de segunda vamos avaliar o volume de interessados e traçar os protocolos necessários à visitação neste período de pandemia”, explica o diretor de Inovação da Biotic, Leonardo Reisman.

Segundo ele, a população poderá ter no local experiências nunca antes sentidas em relação ao tempo de resposta após o acionamento de um comando na internet. Estarão disponíveis aparelhos de celular 5G e serão feitas visitas virtuais operadas por óculos digitais com a mesma tecnologia.

“O visitante poderá realizar pesquisas na internet, assistir a vídeos com a velocidade de internet vinte vezes maior que conhecemos hoje”, detalha Leonardo. “Também poderá visitar uma indústria de logística totalmente operada por robôs. As pessoas vão se sentir como se estivessem lá dentro”, completa.

Parque Tecnológico de Brasília (Biotic)
Brasília dá mais um passo para se tornar a primeira cidade inteligente do país | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

A direção da Biotic também planeja outras programações. Quem sabe até fazer visitações virtuais por monumentos e pontos turísticos da cidade? “Pode ser uma excelente ideia a se trabalhar mais pra frente”, aponta Reisman.

Planos em construção

Durante a inauguração do laboratório 5G, ontem (24), o presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique, explicou que o projeto é único no país e servirá como referência para o Brasil no quesito tecnologia 5G. “É um local para que possamos evoluir no debate nacional para alavancar o desenvolvimento tecnológico nacional”.

Na mesma linha, o presidente da Terracap, Izídio Santos, destacou o pioneirismo da iniciativa. “O laboratório é apenas um primeiro passo para um grande projeto idealizado para o Biotic”.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, disse que vai trabalhar para que a nova tecnologia fique acessível em todo o DF. “Assumimos dizendo que faríamos de Brasília a primeira cidade inteligente do Brasil. Estamos fazendo isso para que, de fato, ela se torne”, afirmou. Segundo ele, em breve 100 novos laboratórios de robótica serão inaugurados na capital da República.

Para Gilvan, além de auxiliar no trabalho dos centros de pesquisa, a proposta é que a tecnologia 5G esteja também disponível para atender o Wi-fi Social, que disponibiliza internet de graça aos usuários em todo o DF.

“Isso é fundamental para termos uma cidade digital”, completou o secretário, que anunciou internet gratuita em 150 pontos fixos das 33 regiões administrativas do DF.

* Com Informações da Agência Brasília – 26/07/2020

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile