Notícias

Caminhada celebra Dia Mundial do Doador de Sangue

Evento promovido pela Fundação Hemocentro de Brasília reuniu cerca de 200 pessoas no Parque da Cidade

Uma caminhada marcou o Dia Mundial do Doador de Sangue — instituído em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) —, celebrado no Parque da Cidade, na manhã deste domingo (14). Com percurso de 1,8 quilômetro, entre os estacionamentos 12 e 10, o evento, promovido pela Fundação Hemocentro de Brasília, atraiu cerca de 200 pessoas. Tanto na concentração, no estacionamento 12, quanto no fim do passeio, no 10, houve apresentação dos grupos de percussão Asé Dúdú, de Taguatinga, e do Batalá.

“Uma doação ajuda a salvar quatro vidas”, incentivou o secretário de Saúde, João Batista de Sousa. “Por isso, é importante que as pessoas colaborem de forma que não falte material para aquelas que estão nos hospitais.”

Para que os estoques possam atender satisfatoriamente às demandas da rede pública do DF e aos hospitais conveniados, o Hemocentro mantém atualizado o cadastro de doadores. “O nosso Centro de Captação de Doadores tem contato permanente com empresas, igrejas e outras instituições”, informou a diretora-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Miriam Scaggion.

Requisitos
Para ser um doador de sangue é preciso ter boa saúde, mais de 50 quilos e maior de 16 anos. É necessário levar um documento de identificação oficial com foto, não ingerir bebida alcoólica nem praticar atividade física nas 12 horas anteriores à doação e evitar fumar duas horas antes. A pessoa pode se alimentar normalmente, mas deve ter o cuidado de evitar alimentos gordurosos, como leite integral e frituras.

Fundação Hemocentro de Brasília
De segunda a sábado
Das 7 às 18 horas
SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte 
Mais informações: 160 opção 2

Isaac Marra, da Agência Brasília – 14/06/2015

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar