Ciência e tecnologiaDestaqueNotícias

Campus Party Brasília vem com mais novidade e inovações

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça feira (15/01/2019) foi anunciado que a campus edição Brasília desse ano, ocorrerá do dia 19 ao dia 23 de junho de 2019.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça feira (15/01/2019) foi anunciado que a campus edição Brasília desse ano, ocorrerá do dia 19 ao dia 23 de junho de 2019. Tivemos a participação de várias autoridades, do presidente da campus Brasil, Francesco Farrugia, e o anúncio de 2 novidades na campus desse ano. Além de uma declaração do secretário de ciência e tecnologia, Gilvam Maximo, dizendo que nos primeiros 100 dias do governo haverá wifi disponível nos primeiros 100 dias do governo.

“Faz parte da nossa promessa de entregar wi-fi social nos 100 primeiros dias do nosso governo. Na Rodoviária, no metrô, em ônibus e no Parque da Cidade”, afirmou.

Ele disse que a intenção do governo é chamar três empresas para apresentar soluções — uma iniciativa chamada de “proof of concept” (prova de conceito, em tradução literal). A ideia é mostrar que o projeto é executável. Só então será decidida de que forma a empresa responsável será escolhida.

Novidades

A terceira edição da Campus Party Brasilia seguirá o mesmo formato do último ano, com cinco dias de duração e mais de 300 horas de atividades entre palestras, workshops, hackathons, entre outros. Entre as novidades da programação já confirmadas estão o Campus Jobs – um espaço destinado a oferecer atividades com o objetivo de orientar a carreira não apenas de quem deseja empreender na área de tecnologia e inovação, mas principalmente, de quem quer se desenvolver e construir carreira em empresas do setor – e a Campus Music – um palco voltado para a apresentação de bandas  independentes dos campuseiros e de palestras e workshops que abordam como a música e a tecnologia estão cada dia mais interligadas.

Uma das grandes novidades, ao meu ver, é o anúncio de Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

“Além disso, esse ano iremos realizar um evento dentro da Campus para abordar tudo que abrange uma GovTech, ou seja, pretendemos reforçar a importância da parceria entre o setor público e privado (principalmente stratups) para gerar soluções que melhorem as performances dos governos e garantam uma melhor qualidade de vida aos cidadãos”

GovTech

Uma das grandes novidades, pois é um assunto que tende a crescer na nossa sociedade da informação; que cada vez mais necessita de inovações tecnologicas para atender as demandas sociais. Nos governos não pode ser diferente, é necessário pensar de maneira inovadora e aceitar as mudanças e se preparar para elas.

De acordo com levantamento do Banco Mundial, os brasileiros gastam quase 2 mil horas, cerca de 88 dias por ano resolvendo burocracias. As GovTechs (tecnologias para governo) busca deixar o governo mais eficiente e menos oneroso. Veja quais são as principais diretrizes das GovTechs.

  • Foco no cidadão;
  • Equidade;
  • Dados estruturados para serviços unificados;
  • Ecossistema favorável;
  • Liderança e governança do processo de transformação;
  • Combate à burocracia;
  • Educação para a era tecnólogica;
  • Regulação;
  • Mente inovadora nos governos.

Pensando nessas diretrizes fica claro que temos um grande caminho a percorrer, nada que trabalho duro e motivação não nos ajude a alcançá-las.

De volta o já conhecido

Como nas outras edições, haverá o “Open Campus”, espaço aberto para o público em geral terá simuladores de realidade virtual, batalha de drones e palestras com temas de empreendorismo, startups e projetos universitários. O valor do ingresso para o espaço fechado ainda não foi informado. A venda deve começar no começo de fevereiro.

“Os ingressos vão ter o mesmo valor que o ano passado ou ter um pequeno ajuste com a inflação”, disse o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia.

Ainda na Open Campus haverá novamente um espaço dedicado a startups & makers com o tema Educação (seguindo tendências internacionais na área de educação) Tecnologica como na edição passada, veja na matéria do Gama Cidadão. Tema incentiva o diálogo entre a área de educação e tecnologia da informação.

Por: Danrley Pereira – Da Redação do Gama Cidadão.

Veja a live na nossa página do Facebook.

 

 

Danrley Pereira

Social Media, Jornalista DRT nº 0012449/DF e Engenheiro de Software em https://dwcorp.com.br.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile