Notícias

Carreta da Mulher segue para o Gama

Unidade móvel de saúde prestará atendimento no centro olímpico da cidade

A partir de segunda-feira (8) até o dia 26, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher atenderá moradoras do Gama. Também conhecida como Carreta da Mulher, a unidade ficará estacionada no centro olímpico da cidade, ao lado do Estádio Bezerrão.

A carreta da Mulher se despediu de Santa Maria, na sexta-feira (5), com número expressivo de exames realizados – a estimativa é de que tenham sido atendidas quase 2,2 mil mulheres. Desde o dia 17 de setembro, a unidade móvel, que tem capacidade para atender aproximadamente 150 pacientes por dia, realizou mamografias, ultrassonografias e exames preventivos de câncer de colo de útero.

A unidade já passou pelo Condomínio Pôr do Sol (Ceilândia), Núcleo Rural Taquara (área rural de Planaltina), Cidade Estrutural, Paranoá/Itapoã, Nova Colina (Sobradinho), São Sebastião, Areal (Águas Claras), Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Estância Nova (Planaltina) e Sol Nascente (Ceilândia).

Desde o lançamento do programa, em março, foram feitos cerca de 20 mil exames em mulheres de 13 localidades carentes do Distrito Federal, já incluídos os atendimentos em Santa Maria.

Nos sete meses de atuação do serviço as alterações mais frequentes detectadas entre as pacientes que procuraram a carreta foram casos de mioma uterino, cisto de ovário, esteatose (acúmulo de gordura, normalmente no fígado), nódulo e cisto de tireoide. Têm sido registrados ainda, em menor número, cisto e nódulo de mama, espessamento endometrial, pólipo endometrial e aumento de volume uterino.

Autor: Secretaria de Saúde

Fonte: Jus Brasil

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile