Cemitérios do DF estão preparados para o feriado

BRASÍLIA (Agência Brasília) – Os brasilienses que pretendem visitar os túmulos de familiares e amigos no feriado de 2 de novembro – data dedicada aos mortos – devem estar atentos às mudanças no trânsito, nos acessos aos cemitérios e nos horários. Em 2011, mais de 600 mil pessoas passaram pelos seis cemitérios do Distrito Federal no período. Neste ano, a Operação Finados se estenderá de 1º a 4 de novembro.

Para receber o público com eficiência, todos os cemitérios aumentarão o número de terminais e atendentes. Serão 15 terminais e 26 atendentes extras para reforçar o trabalho, além dos 150 funcionários da empresa Campo da Esperança, que permanecerão nos cemitérios em tempo integral.

Os portões dos seis cemitérios – Asa Sul, Taguatinga, Gama, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia – serão abertos às 7 horas. O acesso será permitido até às 18 horas, exceto no dia 2, quando será ampliado até às 19 horas. O atendimento ao público nos dias 2, 3 e 4 de novembro também será estendido, funcionando das 7h30 às 18 horas.

No cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, haverá quatro acessos extras, dois pelo Setor Policial e dois pelo Parque da Cidade. Será possível chegar ao cemitério de Taguatinga pelo Setor de Oficinas e por dois acessos no Setor M Norte. Duas vias do Setor de Chácaras levarão ao cemitério do Gama.

Transporte – O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que as linhas de ônibus que dão acesso a todos os cemitérios do Distrito Federal terão oferta aumentada das 7h às 18h desta sexta-feira (2). O órgão destacou que o aumento será de acordo com a demanda. O restante das linhas que circulam pelo DF vai operar com tabela horária de domingo. No sábado e domingo não haverá mudanças.

Na Asa Sul, Taguatinga, Gama e em Sobradinho o público contará com transporte coletivo gratuito dentro do cemitério. Os trajetos e as paradas serão devidamente sinalizados. Além dos acessos principais, será possível chegar aos cemitérios utilizando vias secundárias.

Em Planaltina e Brazlândia será proibida a entrada de veículos nos cemitérios, uma vez que as áreas são pequenas, sem espaço para circulação de automóveis. O acesso de carros às demais unidades ficará restrito aos que tiverem a autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF). A empresa não poderá emitir essas credenciais.

Atendimento – Nos pontos de atendimento, os visitantes terão informações quanto a sepultamentos e a endereços dos túmulos. Poderão, ainda, fazer críticas, sugestões, negociações de débitos e pagamentos. Velórios e sepultamentos serão realizados normalmente. Além dos banheiros fixos, a empresa distribuirá nos seis cemitérios 54 banheiros químicos.

Segurança – A segurança também ganhará reforço. Além dos 50 vigilantes que trabalham regularmente na segurança interna das unidades, haverá 38 homens nos cemitérios durante o recesso. Vale lembrar que, como se trata de área pública sob concessão, os cemitérios também contarão com reforço da Secretaria de Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, da Agefis, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Detran e do Corpo de Bombeiros.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. Nas áreas externas, a responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização será das administrações regionais, da Agencia de Fiscalização do DF (Agefis), do Detran e da Polícia Militar.

Missas – No dia 2, as missas campais serão celebradas nos seis cemitérios, das 7 horas às 17h30 (horários na tabela). A programação é de responsabilidade da Arquidiocese de Brasília e envolve 34 paróquias do DF.

Além dos órgãos governamentais já citados, a Operação Finados conta com o apoio da Vigilância Sanitária, da Defesa Civil, da Secretaria da Ordem Pública e Social, da Secretaria de Saúde e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Endereços:

Campo da Esperança (Asa Sul) – 916 Sul

São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN Área Especial Cemitério

Cemitério do Gama – SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste

Cemitério de Sobradinho – AR 7 Área Especial Cemitério Sobradinho II

Santa Rita (Planaltina) – SNO Conjunto E Área Especial Cemitério

Cemitério de Brazlândia – SNO Quadra 6 Área Especial Cemitério

Fonte: O reporter