Centros olímpicos abrem 6,2 mil vagas


Centros olímpicos (foto da Internet)

A Secretaria de Estado de Esportes abriu 6.225 vagas para mais de 20 modalidades esportivas nos nove centros olímpicos do Distrito Federal. A infraestrutura básica de cada complexo esportivo é composta por ginásio e quadra poliesportiva cobertos, parque aquático, vestiário, pista de atletismo, campo de futebol society, playground e campo de areia. As inscrições estão abertas. Segundo a coordenadora dos centros olímpicos, Ricarda Lima, as atividades mais procuradas são natação e futebol.

“Os estudantes da rede pública de ensino e a comunidade em geral podem se cadastrar. O atendimento no centro é feito por profissionais capacitados, o que auxilia no aumento do conhecimento intelectual, preparação física, elevação da autoestima e melhoria da qualidade de vida”, destaca a coordenadora. Os centros trabalham com a atuação de professores de educação física, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e auxiliares.

Além das opções futebol e natação, as pessoas podem se inscrever para praticar futsal, handebol, vôlei, futebol de areia, hidroginástica, atividade orientada, basquete, tênis, atletismo, desenvolvimento motor, futebol society, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de mesa, caratê, ginástica localizada, capoeira e capoterapia.

Os complexos estão localizados em Ceilândia, Recanto das Emas, Brazlândia, Riacho Fundo I, Samambaia, Gama, Estrutural, Santa Maria e São Sebastião. A previsão é que mais três centros sejam inaugurados até junho deste ano em Sobradinho, no Setor O, em Ceilândia, e em Planaltina. “Atendemos, em média, 35 mil alunos e atingiremos 43 mil pessoas com mais essas três unidades”, destaca Ricarda Lima.

Inscrições – Para se matricular, é necessário ir, pessoalmente, das 8h às 12h e das 14h às 18h, à secretaria do centro olímpico mais próximo da sua casa. Não há prazo para encerramento das inscrições. O quadro de vagas é atualizado frequentemente, sempre no primeiro dia útil do mês. Na primeira etapa da matrícula, o interessado preenche uma ficha de inscrição com a modalidade escolhida. Em seguida, ele terá um prazo para entregar a documentação exigida:

– Atestado médico;
– Declaração escolar (no caso de crianças e adolescentes);
– Foto 3×4;
– Comprovante de residência;
– Termo de Compromisso fornecido pelo respectivo centro olímpico.

Quantidade de vagas disponíveis em cada centro olímpico:

VAGAS DISPONÍVEIS EM JANEIRO DE 2013

NÚMERO DE VAGAS

Brazlândia-1.025

Ceilândia- 631

Estrutural- 828

Gama- 512

Recanto das Emas- 486

Riacho Fundo I- 582

Samambaia- 819

Santa Maria- 537

São Sebastião- 805

TOTAL- 6.225
 

Fonte: Guardian Notícias