Sem categoria

Chuva causa acidentes nas principais vias do DF nesta manhã

Ninguém ficou ferido com gravidade. Polícia pede atenção redobrada no período chuvoso

A chuva e as pistas molhadas causaram acidentes nas principais vias da capital federal na manhã desta segunda-feira (15).

O primeiro (acidente) aconteceu na BR-020, perto da entrada de Sobradinho, região administrativa do DF. O motorista de um caminhão de médio porte perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou. Por pouco ele não bateu em uma árvore.

Um outro acidente, envolvendo dois carros, aconteceu no Gama, região administrativa do DF. Um dos veículos envolvidos pertence a uma auto-escola. Ninguém se machucou.

Pouco depois, no SIG (Setor de Indústrias Gráficas), um caminhão bateu na traseira de um ônibus. Com a pista molhada, o motorista Ernane Pereira perdeu o controle.

— O condutor parou na frente, não deu tempo de parar. A pista molhada ajudou, o caminhão escorregou ainda uns dez metros antes de bater.

A pista molhada também foi a causa de um outro capotamento na curva do viaduto que liga a Epia (Estrada Parque Indústria e Abastecimento) e a EPTG (Estrada Parque Taguatinga). O motorista, identificado como Elezenor da Piedade, estava com o filho de três anos no veículo. Elezenor acredita que ele e o filho poderiam ter se machucado bastante se estivesse em alta velocidade.

 — Fica a lição: nesta época de pistas molhadas e cheias de óleo, todo cuidado é pouco. Se estivesse em alta velocidade o estrgado seria maior, porque estava bem perto de um poste.

 A previsão do tempo para esta terça (16) e quarta-feira (17) é de chuvas em áreas isoladas. A partir de quinta (18), as pancadas ficam mais fortes, o que deve aumentar o número de acidentes. É o que acredita um especialista de guinchos, que trabalha há cinco anos no ramo. Ele contou para a reportagem da TV Record Brasília que se prepara para trabalhar dobrado nos próximos dias.

 No entanto, o capitão de Souza, do 1º BPTrans (Batalhão de Trânsito da PMDF), acredita que é possível contribuir para que as estatísticas de acidentes não piorem. Ele explica que pneus e freios devem ser checados e trocados sempre que necessário e a atenção deve ser redobrada para a velocidade das pistas.

 — Os motoristas devem dirigir devagar mesmo depois das chuvas, para não derrapar nas pistas molhadas. É bom também manter sempre uma distância segura do veículo da frente.

 O capitão alerta que os faróis devem ser ligados quando estiver nublado para ajudar na visibilidade e afirma que cuidados simples como esses podem aumentar a segurança no trânsito.

 — Se cada um se preocupar e tomar essas precauções, com atenção ao veículo e ao trânsito, podemos reduzir bastante o número de acidentes.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar