Colesterol alto pode trazer prejuízos aos olhos

No próximo sábado (8) é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Os altos níveis desta gordura podem trazer sérias consequências para o organismo. A preocupação é maior quando as taxas elevadas são referentes ao LDL, mais conhecido como “colesterol ruim”.

Dr. Rafael Yamamoto, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que o colesterol alto pode gerar a formação de placas de gordura na corrente sanguínea, causando a obstrução a passagem do sangue para os tecidos oculares e para a retina.

“O fluxo sanguíneo e as características do sangue afetam o organismo como um todo. Os olhos são muito vascularizados, ou seja, cheio de artérias e veias, podendo sofrer com as alterações cardiológicas”, esclarece o oftalmologista.

Fique atento! Além do colesterol alto, doenças como diabetes e hipertensão arterial também comprometem a qualidade da visão. “As pessoas se preocupam com a saúde cardiovascular, mas esquecem de que os vasos sanguíneos estão presentes em todo o corpo. Exames oftalmológicos, como mapeamento da retina, mais conhecido como exame do fundo do olho, podem detectar problemas do coração e ajudar no diagnóstico de doenças assintomáticas” conclui Dr. Rafael.

Informou Imagem Corporativa