Comentário – O Futuro de Brasília ameaçado pelo governo Agnelo

Ontem, na matéria do DFTV ( veja vídeo abaixo ) todos puderam constatar a inversão de prioridades do Governo Agnelo , que simplesmente, em 2012, tendo em caixa quase 10 milhões de reais para construir creches, não construiu nenhuma! Sendo que temos uma demanda de mais ou menos 130 mil crianças aguardando por uma vaga em creches do Distiro Federal.

É um absurdo a capital do país ter apenas uma creche pública ! Sim, o governo do DF  há mais de vinte anos, só construiu e mantém uma creche pública! As outras 50 creches são de organizações não governamentais conveniadas a Secretaria de Educação. …

Veja abaixo as ações na área de Educação em que não foram gastos nenhum tostão em 2012, totalizando em torno de 21 milhões de Reais!

Se esse valor fosse aplicado na Educação Infantil, daria para manter em creches , por um ano, mais de 6.500 ( seis mil e quinhentas ) crianças de 0 a 3 anos, ao custo de R$ 278,00 (Duzentos e setenta e oito Reais) por mês!Já o valor liquidado com  a Publicidade e Propaganda do GDF, daria para manter quase 32 mil crianças nas creches , com o mesmo custo mensal.

Já o valor do empenho liquidado para reforma e ampliação do Estádio Nacional de Brasília, daria para manter 1 milhão e 38 vagas na Educação Infantil.

Como pode ser constatado na matéria da Rede Globo, a falta de creches impacta negativamente as condições de acesso e permanência das mulheres no mercado de trabalho protegidos e valorizados. Indicadores apontam que a mulher que tem filhos que frequentam a creche, tem maior presença no mercado formal e melhor remuneração!

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade!

Ao não construir creches, o atual governo está matando o futuro de Brasília! limitando a vida das mulheres e colocando em vulnerabilidade a situação das crianças cujas mães trabalham e não tem onde deixa-las em segurança.

Garantiremos o desenvolvimento de Brasília no futuro , pela educação que demos às crianças! não pelas obras que construímos! Obras podem ser feitas a qualquer tempo! mas, o tempo perdido em não educar as nossas crianças como se deve, não volta e traz graves consequências!

Fonte: Blog da Leiliane – 12/01/2013

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios