Destaque (Slide Show)EducaçãoEmpregos & ConcursosNotícias

Como falar bem em uma entrevista de emprego

Confira as dicas para conquistar a vaga dos sonhos

A entrevista de emprego é um momento que pode deixar qualquer pessoa nervosa. Mas, conseguir superar o medo e a ansiedade é fundamental para conquistar aprovação no processo seletivo. Essa conversa com os recrutadores é importante para o candidato demonstrar desenvoltura, segurança e habilidades como a capacidade de argumentação, articulação do pensamento e bom vocabulário. Se você tem sentido insegurança e não sabe como falar bem em uma entrevista de emprego, confira as dicas e conquiste a vaga dos sonhos.

Como se preparar para entrevista de emprego

Para falar bem em uma entrevista de emprego, é importante treinar. Se você tem insegurança, o treinamento será fundamental para perder o medo e se preparar para as diferentes possibilidades de questionamentos. Faça uma lista de possíveis perguntas e responda como se estivesse na frente dos recrutadores. Confira uma lista de perguntas da entrevista de emprego:

1-    Por que você deve ser contratado (a)?

2-    Como você se vê daqui a 5 anos?

3-    Quais são os seus defeitos e qualidades?

4-    Fale um pouco sobre você

5-    Por que está interessado (a) em trabalhar nessa empresa?

O que falar em uma entrevista de emprego

1- Fale sobre a empresa 

Evidencie o seu conhecimento sobre a empresa ao longo da entrevista. Dessa forma, o profissional demonstra ser uma pessoa interessada e proativa, tendo separado um período do seu tempo para se dedicar a conhecer a organização. Tente incluir informações sobre a organização em suas respostas, o que torna a conversa mais fluida e espontânea.

2- Relacione o currículo com a vaga 

Entenda os requisitos para a vaga e consiga argumentar, comprovando através do seu currículo, que você é a pessoa ideal para a vaga. Crie uma ligação entre os elementos da sua carreira com o cargo que pretendido.

3- Seja você mesmo (a)

Tenha autenticidade e se coloque de forma verdadeira para os recrutadores. Não minta sobre projetos que não tenha realizado ou conhecimentos que não possua. Reconheça as suas qualidades e aquilo que ainda deve ser melhorado. Não esqueça de deixar claro que, apesar de ter dificuldade em uma determinada área, está em busca de melhorias constantes.

E, por fim, esteja constantemente capacitado

O mercado de trabalho para as diversas áreas está cada vez mais concorrido. Por um mero detalhe, seu perfil deixa de ser atraente. Por isso, buscar sempre se profissionalizar é essencial para ter um melhor destaque. São inúmeros cursos profissionalizantes oferecidos tanto de graça, quanto particulares. Se a grana estiver apertada, aproveita as bolsas de estudo oferecidas pelo Educa Mais Brasil, maior plataforma educacional do país. Para conseguir o auxílio, basta entrar no site do Educa Mais Brasil e escolher a modalidade do curso que deseja fazer e clicar em “quero esta bolsa”. São oportunidades de até 70% de desconto.

Gabriele Silva | Agência Educa Mais Brasil

Tags

Artigos relacionados

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar