Espaço Cultural

Comunidade do Gama faz sugestões para o Plano de Cultura do DF

Debate integra o projeto Diálogos Culturais, que contemplará todas as regiões administrativas de Brasília

Parte da comunidade do Gama reuniu-se nesta segunda-feira (18), no Centro Cultural Galpãozinho, com o objetivo de discutir contribuições para a elaboração do primeiro Plano de Cultura do Distrito Federal. As conversas nas regiões administrativas, parte do projeto Diálogos Culturais, ocorrem desde o início de março.

O plano contém sete eixos específicos (patrimônio e infraestrutura cultural; identidade, cidadania e direitos culturais; difusão, promoção e circulação; cultura, educação e novos públicos; cultura, empreendedorismo e economia criativa; desenvolvimento cultural e artístico; e gestão pública da cultura) e estabelecerá metas para os próximos dez anos. Depois de pronto, passará pelo crivo da Câmara Legislativa do DF antes de valer como lei.

No Gama, foram levantadas questões como criação de espaços para difusão da música erudita, estabelecimento de intercâmbios culturais com outras unidades da Federação e definição de formas de incentivo aos artistas populares de Brasília. Apesar de a maior parte do público compor a comunidade artística, os encontros são abertos a toda a população.

Além das conversas presenciais, os interessados podem enviar sugestões pelo site www.participa.br/culturadf. No endereço eletrônico, será possível consultar o plano antes que ele seja apresentado à Câmara Legislativa.


Lei

O Plano de Cultura foi proposto pelo Ministério de Cultura em 2010, quando cada unidade da Federação ficou responsável por criar seu próprio documento. O objetivo é se chegar a uma lei que estabelecerá estratégias e ações prioritárias para a política cultural do DF.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, e a administradora do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, participaram do debate. As próximas regiões atendidas serão Sobradinho II e Fercal, na quarta-feira, às 18h30, no Centro de Ensino Fundamental 8 (AR 3, Conjunto 2, Lote 4, Sobradinho II).

Galeria de fotos. Clique aqui

Fonte: Agência Brasília

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Veja Também

Fechar
Sair da versão mobile