Concursos de miss: beleza importada de outras cidades

Em Santa Maria, eleita é moradora de Taguatinga. No Guará, moça é de Samambaia. Candidatas protestam

Carla Rodrigues

img

O quê você acharia se a Miss Brasil fosse americana ou argentina? A situação, no mínimo inusitada, acontece com frequência nos concursos de beleza   do Distrito Federal. Nem sempre as jovens que disputam o prêmio são das regiões administrativas que deveriam representar. A competição do Miss Santa Maria, por exemplo, foi conquistada por uma moradora de Taguatinga. O mesmo aconteceu no Guará, onde a mais bela moça é, na verdade, de Samambaia.

Em Santa Maria, das oito competidoras, apenas uma moradora da região ficou entre as três primeiras. Revoltados, pais e mães das candidatas denunciaram o resultado. “Todas as meninas que moram em Santa Maria poderiam ganhar o concurso. Além disso, a moça que venceu não participou da preparação junto às outras. É uma coisa muito estranha. Parece, não podemos afirmar, que houve um favorecimento”, reclama Flávia Cristina de Oliveira, 30 anos, irmã da única competidora da cidade que ficou entre as três primeiras, a jovem Nathália Cristina de Oliveira,   19 anos.

No Guará, a vencedora foi escolhida no último final de semana. Para o organizador do concurso, Graciliano Cândido, o fato de a miss Guará ser de Samambaia   não altera o compromisso da moça com a cidade. “Ela, inclusive, já recebeu   convites para participar de eventos regionais no Guará e se comprometeu a ir. Ou seja, o importante é a seriedade com que a pessoa leva isso. E ela está disposta a representar o Guará em todas as ocasiões”, diz.

 Para a administração de Santa Maria, não há nada que proíba jovens de outras regiões de participarem do concurso. “O regulamento é claro ao dizer apenas que a candidata deve morar no DF. Portanto, não há nada que desabone a vencedora”, esclareceu o órgão, via assessoria de imprensa. Como exemplo, foi citada   uma premiação no Lago Norte, na qual a ganhadora era de Santa Maria. O organizador da competição, Rodrigo Motta, não foi encontrado para comentar a polêmica. 

Regulamento cita  “valorizar     nossas raízes”
O que contrasta com a opinião da Administração de Santa Maria é o texto do regulamento. Em “objetivos”, está escrito: “realizar um concurso com a finalidade de valorizar nossas raízes por meio da divulgação da beleza e feminilidade das moças de nossa população, tornando nossa cidade conhecida”.
 No Guará, outra contradição. O administrador regional, Antônio Carlos de Santana, se opõe à ideia de o concurso   ter representantes de outras cidades. “Não conseguimos intervir no regulamento, que, de fato, não proíbe que moradoras de outras regiões participassem. Porém, minha opinião pessoal é de que deveria ganhar no Guará uma moradora daqui. Nada mais justo”, opinou.  
 
“Fizemos tudo direitinho”
 O desfile das candidatas de Santa Maria aconteceu no dia 19 deste mês e o resultado   chocou as competidoras. “Não esperávamos isso. Todas nós participamos de todo o preparo. Fizemos tudo direitinho. Aí, quem chega por último, no penúltimo dia, vence? Tudo bem. A menina é linda. Mas  é tão capaz quanto nós, que somos daqui”, desabafa Nathália Amorim, 18 anos. 
Única das moradoras de Santa Maria que ficou entre as primeiras, Nathália Cristina  afirma   que gastou R$ 500 no vestido. “E não digo isso pelo dinheiro, mas pelo sonho. Eu me preparei, fui ao salão.   Não é uma questão de recalque, mas de estranheza mesmo”. 
 A vencedora de Santa Maria ficou entre as três primeiras candidatas de outras regiões também, menos Taguatinga. São elas: São Sebastião e Samambaia.  O JBr. não conseguiu contato com a moça. O mesmo   aconteceu com a miss Guará.
  
Miss Santa Maria – Regulamento

Ser moradora do DF e residente no País.
Ser cidadã brasileira por período de pelo menos 12 meses que antecedem a realização do concurso.
Ter idade entre 18 anos 24 anos  até 18 de abril de 2014.
Nunca ter sido casada, nem ter tido casamento anulado ou união estável, nem ser mãe.
Não estar grávida.
Nunca ter sido fotografada ou filmada  despida (total ou parcialmente) ou em cenas de sexo explícito.
Estatura mínima de 1,60m, busto de 88cm a 92cm, quadril de 88cm a 92cm e cintura de 56cm a 62cm.
Não poderá estar inscrita em outro concurso  no ano de 2014 nem   estar veiculada a nenhuma agência  ligada a concurso de beleza.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios