Meio Ambiente e a Sustentabilidade

Curso de formação apresenta soluções para as necessidades de habitação no Distrito Federal

img

WWF-Brasil e AmBev encerraram o último final de semana (23 e 24 de fevereiro) com a realização do curso “Água Sustentável: Gestão Doméstica dos Recursos Hídricos”, no Distrito Federal. A iniciativa faz parte do Projeto Bacias, uma parceria entre as duas instituições, que tem como objetivo a recuperação e a conservação da bacia hidrográfica Corumbá-Paranoá, uma das principais do país.

A iniciativa ocorreu no Gama, cidade-satélite do Distrito Federal, com a finalidade de formar a comunidade da região em tecnologias integradas pela conservação dos recursos hídricos por meio de soluções locais e eco-eficientes. Participaram do curso moradores do Gama e do Lago Norte, além de funcionários da AmBev.

Ministrado por Cláudio Jacintho, engenheiro florestal da Asa Branca, ONG envolvida no Projeto com a área de educação e plantios de mudas, o curso promoveu intenso debate entre os participantes sobre a atual situação hídrica do Brasil , e apresentou as soluções de três necessidades fundamentais de habitação: abastecimento de água e alimentos, e saneamento dos resíduos gerados .  

“Iniciativas como estas são extremamente necessárias para a recuperação dos córregos locais do DF. Espero que encontros e cursos como estes possam ser replicados e expandidos para a proteção de outras cabeceiras da região”, afirmou Lucinaldo de Carvalho, professor de química e educador ambiental do Gama.

Além de iniciativas de formação como esta, o Projeto Bacias também promove o monitoramento mensal da qualidade de água no Córrego Crispim, no DF, e em mais cinco córregos que abastecem o lago Paranoá, e ainda destaca a atuação com diferentes públicos a partir do modelo de gestão participativa, que inclui governo, sociedade civil e líderes comunitários.

img

Fonte: WWF Brasil

 

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar