DF é o primeiro a vacinar contra HPV

A imunização será no CEF 01 da Estrutural

O Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da Secretaria da Saúde e da Educação, e com o apoio da Secretarias da Criança, da Mulher e da Igualdade Racial, vai comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), com a deflagração da campanha de vacinação contra o papiloma vírus (HPV) meninas nascidas entre 2000 e 2002.

Pioneira no País, a imunização será realizada no Centro de Ensino Fundamental 10, da Estrutural, a partir das 9h. Ao todo, 294 meninas matriculadas no colégio serão vacinadas.

De acordo com a secretária Rejane Pitanga, “a ação inédita do GDF vai garantir proteção às crianças e mulheres do DF contra essa doença que, por ano, leva a óbito cerca de 90 mulheres só na capital do País”, disse.A partir do dia 1° de abril, a vacinação será realizada em todas as escolas públicas e particulares do Distrito Federal e a meta é imunizar de 64 mil estudantes que estão dentro da faixa etária da campanha contra a doença, principal causadora do câncer de colo do útero. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 90 mulheres morrem todos os anos no DF vítimas deste câncer. O sucesso da imunização depende muito da parceria com a Secretaria de Educação. Para tanto, professores estão sendo treinados por técnicos da SES para ajudar na vacinação e orientar as famílias das estudantes sobre a importância da ação. As meninas só poderão ser imunizadas mediante apresentação do documento de identidade e do termo de autorização, assinado pelos pais e ou responsáveis.

Para garantir a efetividade da vacina é necessária a aplicação de três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira dose. O calendário de vacinação foi trabalhado de acordo com o calendário escolar das escolas públicas e privadas, respeitando o período das férias.

Fonte: Secretaia da Criança GDF