Notícias

Do Gama para o mundo

Nascido no Distrito Federal, o empresário de 27 anos tornou-se uma estrela da publicidade digital

Marco Gomes: prêmio internacional e reconhecimento nas páginas da Forbes (Foto: Leo Neves / Divulgação)

24.jan.2014 10:37:27 | por Clara Becker

A trajetória de Marco Gomes desafia estatísticas. “Se me dissessem que um dia eu seria convidado a dar uma palestra sobre economia criativa na ONU, eu jamais acreditaria. Mas isso aconteceu”, conta ele. O tom de espanto tem suas razões. Nascido no Gama, o empresário frequentou escolas públicas, sofreu assaltos, perdeu amigos envolvidos em crimes e viu um primo ser apedrejado por envolvimento com traficantes. Apesar do contexto difícil, aos 8 anos Gomes montou o seu primeiro computador. Na ocasião, ele usou peças fornecidas por um tio, que consertava e vendia as máquinas no mercado negro do DF. Aos 12, fazia websites para os comerciantes locais. Cinco anos depois, Gomes foi aprovado no curso de computação na UnB, que abandonou antes de completar três temporadas. “Já não estava me acrescentando muita coisa”, justifica-se.

As surpresas não pararam por aí. Na cidade conhecida pelo funcionalismo público, ele passou num concurso, mas não assumiu o cargo. Preferiu arriscar-se em um novo empreendimento ao perceber uma grande contradição. Enquanto os tempos de consumo de entretenimento na internet e na TV quase se igualavam, o audiovisual recebia 70% da publicidade no Brasil — o virtual, apenas 3,8%.

“Devo muito à minha cidade natal. Nela, aprendi a pensar rápido e a lidar com riscos.”

Marco Gomes

Em 2007, Gomes mudou-se para São Paulo e fundou a boo-box, a primeira empresa brasileira de tecnologia para publicidade e mídias sociais. No prazo de cinco anos, ela conquistou uma clientela de 500?000 sites. Hoje, exibe anúncios para 60 milhões de pessoas e agrega uma audiência de 60?000 produtores de conteúdo.

Por esses resultados, o empresário recebeu em 2013 o World Technology Awards na categoria Comunicação e Marketing, prêmio já conquistado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Segundo a revista americana Forbes, a boobox é a segunda empresa mais inovadora do Brasil e, no mesmo quesito, uma das cinco líderes do mundo na área de publicidade. Atualmente, Gomes se divide entre os compromissos profissionais e o Gama, de onde seus pais não querem sair.

Fonte: Veja Brasília


Leia mais FILHOS DO GAMA COM MUITO ORGULHO

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário