Educação lança portal que mostra dados da escola em tempo real

portal do diretorA Secretaria da Educação (Seduc) desenvolveu um painel de inteligência que permite aos diretores de escolas a visualização do desempenho da unidade em tempo real. O Portal do Diretor foi consolidado para que os gestores, a partir de dados relativos à proficiência e ao fluxo dos alunos, possam acompanhar diariamente e de forma precisa o desenvolvimento dos seus estudantes, promovendo as intervenções necessárias para o alcance das metas estabelecidas para cada unidade educacional. O acesso ao portal é feito pelo site da Seduc.

 Portal do Diretor é acessado pelo gestor mediante CPF e senha pessoal do Siap ou Portal de Chamados. Em breve, também serão disponibilizadas senhas para as escolas. Ao entrar no portal, o diretor verá um painel que fornece um raio X da escola, com as informações sobre número de alunos, turmas, professores, estudantes que participam do Período de Intensificação da Aprendizagem, laboratório de informática, internet e número de salas, entre outras.

O acesso às informações detalhadas da situação dos alunos será feito por meio dos dados referentes ao fluxo escolar e à proficiência de 2013 em relação a 2011 e a 2012. Sobre estes dados, os gestores podem clicar nas barras e obter as informações específicas de cada estudante em iminência de reprovação. Com isso, será possível identificar de maneira fácil e rápida os problemas de aprendizado ou de risco de evasão.

A consolidação de todos os dados da escola num único painel de inteligência foi feita a pedido do secretário da Educação, Thiago Peixoto, após reuniões com os diretores das 40 regionais de Educação. Segundo o superintendente de Acompanhamento de Programas Institucionais, Erick Jacques Pires, quando a Seduc criou o Prêmio Escola e estabeleceu metas de desempenho para as unidades em cada etapa do ensino que ofereciam, os gestores sentiram falta de informações sobre como alcançar as metas. “Essa mesma demanda foi apresentada agora pelos diretores. O secretário nos pediu para desenvolvermos uma solução. Então criamos este amplo projeto para auxiliar os profissionais da Educação”, disse.

Fonte: Entorno Web Goiás Agora

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios