Destaque

Enade: participantes ausentes da prova precisam solicitar dispensa; confira como

Os estudantes faltosos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 – avaliação que mede rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos – já podem solicitar a dispensa que será analisada a depender da motivação da ausência no dia da prova, conforme previsto nos anexos II e III do edital do exame.

O período para a solicitação fica disponível até 21 de janeiro de 2022 no Sistema Enade, para o estudante ou pela instituição de educação superior. O estudante em situação irregular no Enade por não ter comparecido ao exame pode solicitar dispensa de prova, desde que tenha cumprido os demais requisitos para a obtenção de regularidade.

Nessa edição, a prova foi aplicada no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos das áreas vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do exame, dentre os quais estão os cursos de Ciência da computação, Biologia, Ciências sociais, Pedagogia etc.

Justificativas

Conforme o edital do Enade, são considerados como justificativa para ausência na prova: acidente; assalto; casamento; extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação; luto; saúde; maternidade ou paternidade; privação de liberdade, entre outras condições listadas e detalhadas em edital. Compromissos profissionais também se enquadram nas situações para o estudante pedir a dispensa da prova. Já os estudantes eliminados do exame no local de aplicação não poderão fazer a solicitação.

Os estudantes com pedido de dispensa deferido farão parte automaticamente do Relatório de Regularidade do Enade 2021, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante. A relação de estudantes regulares no exame pode ser conferida, no Sistema Enade, pelos coordenadores de curso e procuradores institucionais educacionais.

A solicitação de dispensa de prova por iniciativa da instituição de educação superior pode ser feita para estudantes que tiveram compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade (mobilidade acadêmica) e para estudantes que não compareceram ao local de prova em decorrência de ato de responsabilidade da instituição, como indicação incorreta do município de prova na inscrição do estudante. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não cabe à instituição solicitar dispensa de prova quando o estudante faltou ao exame por motivo pessoal ou profissional.

Na solicitação de dispensa de prova, o pedido deve ser acompanhado de documentação que comprove o motivo da ausência no local de aplicação do Enade 2021, como cópia digitalizada do documento original ou de sua cópia autenticada, nos termos definidos pelo edital do exame. Os documentos comprobatórios deverão ser anexados em formato PDF, com tamanho máximo de 2 MB, e inseridos no Sistema Enade.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Lucas Lieggio

Editor Jornalista nº. DRT nº 8259 - DF, Multimídia e Social Media.

Recent Posts

Semana Internacional do Orgulho Geek tem atividades gratuitas no Sesc do Gama, no DF

  Para os apaixonados pelo "mundo nerd", o Sesc-DF realiza a Semana Internacional do Orgulho…

3 dias ago

Tecnologia e tratamento humanizado: dentista do Gama atrai pacientes do DF e das principais capitais do país

A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia…

4 dias ago

TVs, sites e redes sociais são os meios mais utilizados pela população do DF para se informar

A maior parte do eleitorado brasiliense procura televisão, sites de notícia, redes sociais e aplicativos…

5 dias ago

Com quase 1 milhão de eleitores, Entorno do DF será decisivo na eleição estadual

As eleições em Goiás tem este ano 4.8 milhões de eleitores aptos a votar e,…

5 dias ago

Frente fria deve baixar temperatura para 5°C no DF, diz Inmet

Massa de ar polar traz frio intenso ao Brasil nesta semana. Em Brasília, clima muda…

1 semana ago

7º FESTINECO – Festival de Teatro de Bonecos do Gama

Dez dias de alegria (18 a 27/05) com grupos do Distrito Federal, Argentina, Chile, Peru…

1 semana ago