GAMA DF: Setor no DF deixa muito a desejar

O HRG está na lista dos com pior estrutura no DF


Foto: Reprodução

A dona de casa Francisca França, 51 anos, espera há mais de duas hora em frente à sala da ortopedia, no Hospital Regional do Gama (HRG). O corredor está semiescuro, devido às várias lâmpadas queimadas, mas ainda dá para enxergar as paredes e os piso rachados.

A moradora do Jardim Ingá quebrou um dos dedos do pé há três semanas e recebeu os primeiros socorros na unidade de saúde. No entanto, precisou voltar porque o gesso que colocaram estava torto. “ Tive que comprar meu próprio esparadrapo, porque os médicos não têm. Falta até dipirona”, conta a paciente.

Outras pessoas em situação parecida aguardam ao lado.

Nos diversos cartazes colocados nas paredes, com avisos sobre vagas de consultas esgotadas, seções com poucos médicos e até banheiros interditados sem previsão de reparo, alguém pichou, com uma caneta, mensagens de revolta. O GDF conta com apenas R$ 3,7 milhões para arcar com a manutenção predial de todas as unidades de saúde. De acordo com o secretário de Saúde do Distrito Federal, João Batista de Sousa, um plano de revitalização de todos os hospitais está sendo elaborado, mas esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Como não há previsão orçamentária, as obras poderão ser realizadas apenas a partir de 2016”, acrescenta.

Dentre as unidades com pior estrutura, ele citou o HRG e os hospitais regionais de Ceilândia e do Guará. Mas os problemas se estendem a todas as cidades.

TUDO QUEBRADO

Em locais como o Hospital Regional de Planaltina (HRP), o cenário é preocupante. A empregada doméstica Elizete Lopes Dias, 46, foi ao local com a filha Maria Luiza, de 10 anos, que sentia dores. Na falta de cadeiras, esperavam em pé. Equipamentos em desuso e sem previsão de reparo também são rotina. Segundo funcionários do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), a autoclave do local está quebrada e materiais diversos, incluindo bisturis, precisam ser levados três vezes por dia aos hospitais de Taguatinga ou Santa Maria para serem esterilizados.

Fonte: Jornal Aqui – 04/05/2015

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios