Ciência e tecnologiaNotícias

Google Cloud anuncia rumos da evolução da Inteligência Artificial e produtos para ampliar o alcance dessa tecnologia às empresas

NBN Brasil - 08/11/2018

Soluções como AI Hub, Kubeflow Pipelines e atualizações de API para vídeo visam tornar a AI acessível para negócios de todos os portes e segmentos

Esta semana, Google Cloud fez dois anúncios que marcam as frentes de trabalho ao redor da Inteligência Artificial (AI): como estão sendo pensadas as formas de manter a evolução de AI na direção certa e, ao mesmo tempo, novos produtos que coloquem a AI ao alcance de mais empresas.

Rajen Sheth, diretor global de Product Management para Cloud AI, pensa a AI de hoje como era a web de meados dos anos 90: passando rapidamente de ser um nicho acadêmico para uma tecnologia convencional usada no dia a dia. Do mesmo jeito, a revolução da internet trouxe benefícios e riscos e, embora fosse fácil perceber que tecnologias como email e mensagens de texto ajudariam a manter contato, era difícil imaginar o papel delas de um dia disseminar de softwares maliciosos a cyberbullying.

Entre os riscos da AI discutidos nos últimos tempos por pesquisadores estão a possibilidade de criar imagens, textos e áudios de forma sintética para simular pessoas reais no mundo online, a criação de ataques digitais automáticos para provocar acidentes em carros autônomos e a transformação de drones comerciais em armas.

“É tentador imaginar os algoritmos como infalíveis e objetivos, mas a verdade é que os modelos de aprendizado de máquina são tão confiáveis quanto os dados em que são treinados. E como os humanos são responsáveis por encontrar, organizar e rotular esses dados, é muito fácil que até mesmo a menor irregularidade faça uma diferença enorme no resultado”, afirma o executivo.

Segundo o executivo, embora preconceitos injustos sejam encontrados ao nosso redor, até mesmo dados coletados fielmente podem refleti-los. Por exemplo, volumes históricos de texto – geralmente usados para treinar modelos de aprendizado de máquina que lidam com processamento de linguagem natural ou tradução – podem perpetuar estereótipos prejudiciais se não forem corrigidos. Alguns modelos estatísticos de linguagem podem “aprender” suposições ultrapassadas sobre gênero, como “médico” sendo “masculino” e “enfermeira” sendo “feminino”. Questões semelhantes também podem acontecer em relação às raças.

“A chave para utilizar a Inteligência Artificial de forma efetiva é a conscientização. O futuro da AI será construído mais rápido do que a tecnologia em si, com um esforço coletivo, igualmente dependente de ferramentas, informações e um desejo compartilhado de causar um impacto positivo no mundo”, finaliza Sheth.

Para promover uma compreensão mais ampla da necessidade de justiça em tecnologias como aprendizado de máquina, o Google Cloud tem criado soluções e recursos educacionais como o ml-fairness.com e o recém-anunciado módulo de justiça no curso intensivo de educação em ML.

Usar o potencial da Inteligência Artificial (AI) é uma das grandes transformações que empresas de todos os setores estão atravessando. No entanto, para muitas delas, as complexidades que envolvem AI podem parecer assustadoras. Por isso, um dos objetivos do Google Cloud é democratizar o acesso a estas tecnologias, colocando-as ao alcance de todos os negócios, com soluções úteis e rápidas, de forma a aumentar o alcance às ferramentas e a sua facilidade de utilização.

Novos produtos

AI Hub – O AI Hub é um destino único para conteúdo ML plug-and-play, incluindo pipelines, módulos TensorFlow e outros. Oferece dois benefícios principais: disponibiliza recursos de ML de alta qualidade desenvolvidos pelo Google Cloud AI, acessíveis para todas as empresas, e fornece um hub privado e seguro, em que as empresas podem fazer upload e compartilhar recursos de ML dentro de suas próprias organizações.

Kubeflow Pipelines – O Kubeflow Pipelines é um projeto de código aberto iniciado pelo Google, que insere o código ML da mesma forma que cria um apps para que seja reutilizável para outros usuários em toda a organização. A ferramenta fornece um ambiente de trabalho para compor, implantar e gerenciar fluxos de trabalho de aprendizado de máquina de ponta a ponta, tornando-o a única solução híbrida e livre de prototipagem para produção.

Atualizações de API para vídeo – O Google Cloud continua a expandir os recursos dos blocos de construção de inteligência artificial para torná-los ainda mais úteis para empresas, incluindo a versão beta de três recursos do Cloud Video API, voltado para empresas que trabalham intensivamente com vídeos. A detecção de texto permite determinar onde e quando o texto aparece em um vídeo, tornando-o mais pesquisável, além de suportar mais de 50 idiomas.

Atualmente, o Google Cloud tem cerca de três milhões de desenvolvedores utilizando seus serviços de inteligência artificial e mais de 15 mil clientes que pagam por serviços de AI em 26 setores diferentes.

Para tornar a AI cada vez mais rápida, simples e útil é necessário dar suporte para que os cientistas de dados sejam mais assertivos e eficientes. Embora existam aproximadamente 20 milhões de desenvolvedores em todo o mundo, desses somente dois milhões são cientistas de dados. Esses profissionais precisam de ferramentas que possam ajudá-los a escalar seus esforços, enquanto as organizações devem ampliar as formas de tornar os avanços acessíveis a seus desenvolvedores e engenheiros. Cada indústria está enfrentando sua própria revolução da AI, e é por isso que cada organização desempenha um papel importante para orientá-la de forma justa, responsável e confiável.

Sobre Google Cloud

O Google Cloud é amplamente reconhecido como um líder global no fornecimento de uma plataforma de nuvem empresarial segura, aberta, inteligente e transformadora. Nossa tecnologia foi construída na rede privada do Google e é o resultado de quase 20 anos de inovação em segurança, arquitetura de rede, colaboração, Inteligência Artificial e software de código aberto. Oferecemos um conjunto de ferramentas simples e uma tecnologia incomparável no Google Cloud Platform e no G Suite, que ajudam a reunir pessoas e ideias. Clientes em mais de 150 países confiam no Google Cloud para modernizar seu ambiente de computação para o mundo digital atual.

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile