Notícias

Hospital do Gama comemora 45 anos

Hospital Regional do Gama completa 45
O Hospital Regional do Gama completa 45 anos no dia 12 de março (segunda-feira). Para comemorar a data, a Coordenação Geral de Saúde promoverá sábado (10), de 8h as 12h, uma ação comunitária voltada para os moradores da cidade, no estacionamento da Residência Médica.
Serão oferecidos à população testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações sobre controle do diabetes, DST, saúde bucal, lavagem das mãos, avaliação da idade cronológica e idade articular, orientações sobre prevenção de câncer de colo uterino  e de mama. Serão prestadas orientações, ainda,  sobre prevenção de quedas em idosos, orientações posturais, prevenção sobre  úlceras em pacientes com necessidades especiais.
Serão realizadas  oficinas  de  primeiros socorros em crianças e adultos, prevenção de acidentes domésticos, orientações sobre o direito da mulher e o do programa de acidentes e violências, apresentações de práticas integrativas como Automassagem, Shantala,Tai Chi, Lian Gong. Será feita, também, avaliação da capacidade respiratória e, caso for detectada alguma anormalidade, o encaminhamento para consulta ambulatorial será imediato.
Participaram da ação, o Serviço de Urgência Móvel (SAMU) Centros de Saúde, Promotoria de Justiça do Gama, Programa de Acidentes e Violência, Núcleo de Internação Domiciliar, Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, Núcleo de Fisioterapia, Faculdade Integradas do Planalto Central, Gerência de Enfermagem, Núcleo de Patologia Clínica, Programa de Educação e Controle do Diabetes, Corpo de Bombeiros, Administração Regional e Faculdades de Integradas do Planalto Central (Faciplac).
O coordenador Geral de Saúde do Gama, Maurício Cotrim, informa que em 2011, com a implementação da gestão participativa, foram  criados os colegiados gestores que são espaços coletivos onde os servidores discutem os processos de trabalho, elaboram propostas e criam estratégias. A inciativa busca melhorar  os serviços do hospital onde as estruturas das atividades nas emergências foram modificadas. A área física da internação do pronto socorro passou por reformas,   foram criados leitos individuais que garantem a privacidade e conforto aos pacientes.

Também o fluxo de visitantes e acompanhantes foi transferido para a portaria central, o que organizou a entrada e aumentou a segurança dos pacientes. O horário da visitas foi ampliado de  14h às 17h, o que proporcionou  aos pacientes um  maior  contato com seus familiares. No pronto socorro de clínica médica e pediatria a prioridade do  atendimento externo  é por gravidade do quadro clínico apresentado. A fila por ordem de chegada acabou e os usuários com maior risco são atendidos primeiro que os demais.

REFERÊNCIA
Serviços importantes e de referência no DF são destaque como o Programa Fila Zero da Traumatologia Ortopedia. A Tisiopneumologia é a primeira unidade na rede da SES em atendimento ambulatorial e de internação, e tem como meta  aumentar os serviços neste ano. A  Urologia implantou o Fila Zero ano passado e em seis meses  triplicou o número  de vasectomias, passando de três procedimentos por semana para nove. Com menor tempo de espera para os homem que optaram pelo método contraceptivo,  o serviço já realiza exames de Uretrocistospia e Urodinâmica.
Conforme relatório comparativo da Ouvidoria Geral de Saúde referente aos anos de 2010 e 2011,  o  HRG e centros de saúde do Gama apresentaram um dos melhores índices de resolutividade em responder as demandas dos usuários e está em primeiro lugar  em números de elogios. “Estes dados comprovam o empenho dos profissionais de saúde na busca da qualidade na assistência oferecida a nossa população” disse o coordenador.
O Hospital do Gama foi inaugurado em 12 de março de 1967, pelo Presidente da República, Marechal Castelo Branco. A unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores para atender mensalmente 1.600 pessoas. Hoje, o HRG conta com 2.500 servidores, realiza cerca de 800 atendimentos por dia no pronto socorro. Presta assistência para Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, 32 cidades de Goiás, seis cidades de Minas Gerais e quatro cidades da Bahia, sendo referência em saúde para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Dados  do HRG em 2010:

– Total de partos: 6.088
– Atendimentos nas emergências: 258.221
– Atendimentos nas emergências a paciente de outros Estados  :73.613
– Consultas Ambulatoriais: 74.416
-Exames de Radiologia: 88.201
– Exames Laboratoriais: 1.054.961
– Cirurgias: 5.480
Informações : 3385-0759

Fonte: SECRETARIA DE SAÚDE DO DF

Veja as fotos da construção do Hospital do Gama em 14/03/1966 na GALERIA DE FOTOS

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile