DestaqueNotíciasNotícias do GamaSaúde

HRG homenageia servidores que faleceram por Covid-19

HRG é palco de homenagem aos cinco “Heróis da Saúde”, vítimas de Covid-19. Segundo Secretaria de Saúde, 3,2 mil profissionais estão infectados.

A superintendência Regional de Saúde Sul da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), realizou, na tarde desta segunda-feira (20/Jul), a cinco servidores, três do Hospital Regional do Gama (HRG) e duas do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Quatro, vieram a óbito, no último fim de semana entre os dias 17 e 19 de julho, de acordo com a SES-DF, vítimas de Covid-19.

Heróis da Saúde

Os servidores homenageados pela superintendência do HRG são: José Enedino Duarte, servidor da lavanderia; José Nilton Alkimin, técnico administrativo; e Francisca de Paula Silva, técnica de enfermagem; Do HRSM, também foram homenageadas as Luiza de Souza Carvalho, e a técnica em enfermagem, Maria da Conceição da Silva, essa última, falecida em abril.

Homenagem

A homenagem, que contou com a presença de servidores e familiares das vítimas de Covid-19. Também participaram, representantes do deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), do Conselho Regional de Saúde do Gama (CRSG), do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF) e da Associação dos Deficientes Físicos do Gama e Entorno (ADGE). Ocasião em que foi realizado um culto ecumênico, conduzidos por um frei católico e um pastor neopentecostal.

“O nosso luto envolve muita gratidão a todos que estão atuando na linha de frente, de forma a colocar em risco a própria vida em prol de tantas outras. Não há palavras para expressar esta gratidão”, declarou o superintendente da Região de Saúde Sul, Lucimir Henrique Pessoa.

Embora ausente, o secretária de Saúde, Francisco Araújo, enviou mensagem ao superintendente regional a  ser lida no momento da homenagem. “Gratidão a todos que dedicaram suas vidas para salvar vidas. Deus abençoe sempre vocês e toda a família”, disse o secretário.

Familiares

Gislaine Silva de Lucena, filha de Maria da Conceição e sobrinha de Francisca, agradeceu o gesto de lembrança do hospital. “Enquanto servidoras, posso garantir que elas deram o seu melhor a esta instituição. Muito obrigada pelo carinho e por cada um de vocês estarem aqui”, agradeceu emocionada com o momento.

Filho de José Enedino, Vitor Duarte contou os ensinamentos deixados pelo seu pai. “Foi quem me ensinou os meus maiores valores. De saber chegar em qualquer lugar, tratar todo mundo bem, ser amado e amar as pessoas”, disse ao descrever seu pai.

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Galeria de fotos da Agência Brasília, clique aqui!

Com informações do Blog Política Distrital e da Agência Saúde DF –  21/07/2020 

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile