fbpx
2 de agosto de 2021

IPVA mais baixo para os brasilienses em 2013

Uma boa notícia para os brasilienses que pagam Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em 2013, 94,4% dos veículos terão os valores reduzidos. O projeto do Executivo que trata do IPVA chegou à Câmara Legislativa e tramitará na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) no próximo dia 20.

A tabela para 2013 foi feita com base nos dados da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que utiliza valores de mercado dos veículos. A Fipe tem contrato com o Governo do DF e todos os anos, sempre nesta época do ano, entrega um pesquisa de valores atualizados. 

A diminuição do imposto, segundo o governo, é natural, quando se observa a desvalorização anual de cada veículo. Conta ainda a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), que fez o preço dos carros novos caírem 15%, em média. “A pauta do IPVA é feita em cima da marca, modelo e ano. De um ano para o outro, este valor tem que baixar. A maioria dos carros sofre depreciação natural e a Fipe aponta isto”, explicou o coordenador de Arrecadação da Secretaria de Fazenda, Estevão Caputo.

Para efetivar o valor do imposto para a maioria dos brasilienses, será preciso aguardar a votação do projeto na Câmara Legislativa. Antes de chegar ao plenário, o texto tramitará pelas comissões de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) e de Constituição e Justiça (CCJ). O prazo final para votação é até 15 de dezembro , quando os deputados distritais entram de férias.

Fonte: Gazeta de Taguatinga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial