Meio Ambiente e Sustentabilidade

Jovens gamenses organizam mutirão de limpeza na cachoeira da Loca

Depois de 20 anos da criação do movimento adote uma cachoeira que propôs a criação do Parque Ecológico da Ponte Alta Norte e o reconhecimento da cachoeira da loca como patrimônio ecológico de grande importância para a população do Gama, as coisas só pioraram para questões relacionadas ao meio ambiente. Invasores de áreas publicas acobertadas por administradores coniventes tomaram posse e em vez de criar o parque a área foi invadida por criadores de gado e falsos produtores. Hoje aquilo que seria um parque ecológico é uma grande invasão de área publica por especuladores de classe media ostentando suas grandes casas e seus comércios. No entanto a comunidade continua sua luta em defesa daquilo que é seu direito (um meio ambiente saudável e de qualidade com acesso garantido ao publico).

Um grupo de jovens da cidade organizou neste sábado (10/10), nova ação socioambiental no Parque Ecológico e Vivencial Ponte Alta. Eles fizeram mutirão para recolher lixo na cachoeira da loca. O objetivo da ação é mobilizar e conscientizar a comunidade em relação ao descarte correto do lixo e importância do cuidado com meio ambiente.

Os organizadores da ação salientam que a cachoeira da loca é uma linda atração turística da cidade, um paraíso ecológico, onde ainda é possível contemplar as belezas da flora e fauna da nossa região e se refrescar nas águas da cachoeira. O problema é que existem pessoas que vem destruindo esse paraíso deixando seu lixo jogado no local. Latas de bebidas, restos de alimentos, embalagens comida, garrafas pet e até fraldas descartáveis podem ser encontradas pelo local”.

Os participantes também receberam aulas com o uso de rapel do grupo G.T.A na área da loca (faz parte de uma das técnicas verticais existentes no mundo onde é utilizada uma corda para se deslocar verticalmente de um ponto superior a um ponto inferior).

Vale lembrar que o mutirão faz parte de uma serie de ações socioambientais desde 2013. 

Galeria de fotos. Clique aqui!

Leia mais:

Virada do Cerrado movimenta o fim de semana no Gama

Ação socioambiental movimenta sociedade gamense na Virada do Cerrado

Ação socioambiental movimenta sociedade gamense em prol da “barragem do trampolim”

 

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário