Meio Ambiente e SustentabilidadeNotícias

Lagartixas te ajudando a cuidar da sua casa

Ah! Lagartixas não têm veneno e não transmitem doenças (todavia, elas andam pelo chão e por cantos da casa – lave bem as mãos se por acaso tocar em uma delas).

Há pessoas que tem pavor destes bichinhos que andam pelo teto e pelas paredes. Algumas com tanto medo chegam a sonhar com lagartixa (ter pesadelos!). Porém, não existe razão para isso: elas são inofensivas para os humanos.

Além disso, lagartixas podem ser uma das suas principais aliadas na hora de cuidar da sua casa. Sim, lagartixas cuidam da sua casa!
Elas são excelentes caçadoras e se alimentam exatamente do que faz mal para você e para sua família. Moscas, mosquitos, baratas e outros insetos, aranhas e até pequenos escorpiões estão sempre no cardápio. Se ao invés de espantar (ou pior, matar) as lagartixas você aprender a conviver com elas, todos sairão ganhando. Já parou para observar quanto uma lagartixa come?
Uma única lagartixa é capaz de caçar dezenas (e até uma centena) de pequenas moscas e mosquitos em uma noite. Elas adoram ficar próximas às fontes de luz instaladas em paredes, pois é ali que encontram farto alimento (mosquinhas e outros voadores são atraídos pela luz). São inacreditavelmente rápidas e conseguem capturar moscas e mosquitos em pleno voo.
Lagartixas são excelentes no controle de pragas urbanas. Tendo-as em casa você talvez nem precise utilizar venenos, inseticidas ou contratar uma empresa de dedetização. E isso é ótimo! Sua casa ficará sem insetos, sem pragas e sem produtos químicos que podem prejudicar a saúde de sua família.
Se você vive em um local com muitos mosquitos, faça de tudo para incentivar as lagartixas a morar em sua casa. Elas são uma ótima parceira no combate ao mosquito da dengue.
Elas são ariscas e vão fazer questão de ficar longe de você. Por isso, não tenha medo. Salve as lagartixas e deixe que elas protejam a sua casa e façam o trabalho sujo com os insetos.
Tags

Danrley Pereira

Social Media, Jornalista DRT nº 0012449/DF e Engenheiro de Software em https://dwcorp.com.br.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile