Na Câmara Legislativa: Um rolo compressor

Com 16 votos a favor, Celina Leão é a nova presidente. Liliane é vice

imgA deputada Celina Leão (PDT), indicada pelo governador Rodrigo Rollemberg, foi eleita ontem, na primeira sessão da nova legislatura, presidente da Câmara Legislativa para o biênio 2015-2016 com 16 votos. Mas a escolha ocorreu sem a presença dos distritais de oposição, que discordaram da escolha da vice-presidência, que ficou com a deputada Liliane Roriz (PRTB).

A disputa ocorreu dentro da sala de reuniões ao lado do Plenário da Casa por três horas. Chico Leite era o candidato da oposição, que reunia o PT, PMDB, PP e PTB e juntos somam nove distritais. Em menor número, o deputado decidiu abrir mão para que o grupo conseguisse um acordo em troca da vice-presidência, o que não ocorreu. …

Sem acordo com a base de apoio do governador Rollemberg, que reúne 15 deputados e manteve a candidatura de Liliane Roriz, o grupo de nove distritais resolveu deixar a sessão. Apenas o agora ex-presidente da Casa Wasny de Roure (PT), que conduziu a eleição da presidência e chegou a votar favorável a Celina, permaneceu na casa. Mas logo após votar, Wasny também se retirou em apoio a sua bancada. 

“Eu fiz um gesto para que se chegasse a um acordo e o deputado Ricardo Vale fosse eleito vice-presidente, mas não havendo acordo vamos nos retirar e não disputar nenhuma vaga da Mesa Diretora”, afirmou Chico Leite. 

Outro deputado do bloco declarou que o governador Rollemberg iria sofrer as consequências por estar derrotando, da maneira que foi, os dois partidos que comandam o País.

POUCO DEMOCRÁTICO

A nova presidente da Mesa Diretora Celina Leão lamentou a ausência da oposição na votação: “Nós gostaríamos de construir um consenso, mas tinhamos uma maioria que tinha posições prioritárias. Quando a minoria viu que não tinha como ganhar se retirou. Esta é uma posição pouco democrática”

Não haverá submissão

Apesar da primeira disputa logo na primeira sessão da 7ª Legislatura, a nova presidente não considerou a atitude da oposição como um ato de rebelião e prometeu “harmonia e independência” em relação ao Executivo.

“A Casa terá independência. Esse sempre foi o meu posicionamento e vai continuar, pois um bom deputado tem que ser independente e fiscalizar o governo. Um gesto de ter uma Câmara submissa não faz um bom governo. Isso traz um governo ruim porque não reflete a vontade da população”, afirmou Celina.

Marca da “leoa” é personalidade

Chamada de “leoa” nos corredores da Casa, Celina Leão é conhecida pela personalidade forte. Fez forte oposição ao ex-governador Agnelo Queiroz na última legislatura e defendeu, com unhas e dentes, os pleitos do atual governador Rodrigo Rollemberg na Casa.

O nome de Celina enfrentou resistências, principalmente pela forte ligação com o novo governo, que teve certa dificuldade de viabilizar a eleição dela para o comando da Casa. Um dos argumentos utilizados pelo grupo do PT, PMDB, PP e PTB era de que a Câmara precisava ser independente. E com Celina talvez isso não fosse possível.

“A Câmara Legislativa não pode ser o quintal do Buriti”, esbravejava um exaltado distrital, enquanto as negociações eram costuradas.

DOBRADINHA FEMININA

Ainda no Palácio do Buriti, ontem, logo após ser empossado como secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas disse que as mulheres seriam prestigiadas no comando da Casa. Ele se referia à dobradinha entre Celina e Liliane.

As duas estavam tão sintonizadas, que até as roupas que usaram ontem eram parecidas. Trajavam conjunto de calça e blusa de renda, em cores claras. Na transmissão de cargo a Rollemberg, na sede do governo, sentaram-se juntas. Os cochichos foram frequentes.

Diante do grande número de distritais no Buriti, Rollemberg ainda brincou que ali mesmo poderia ser feita a eleição da Mesa Diretora. O tiro foi certeiro. À exceção de Wasny de Roure, todos os “eleitores” da dupla dinâmica estavam presentes.

Fonte: Jornal de Brasilia, por Suzano Almeida – 02/01/2015 – – 13:05:39
Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios