“Namorados”: um presente para Taguatinga”

Taguatinga ganhou na última sexta, 12, Dia dos Namorados, uma escultura do renomado artista plástico Omar Franco. A obra denominada ‘Namorados’ é uma declaração de amor a Taguatinga pelos seus 57 anos, e foi doada pelo Uniceub.

A escultura, cuja ideia inicial era ser colocada na Praça do Relógio, foi colocada em frente à Administração Regional de Taguatinga, na área do seu canteiro de plantas.

As formas retorcidas da obra compõem mais uma das diversas esculturas do artista, que teve uma breve passagem pela cidade quando morador das quadras QNB, nos anos 70.

Sobre o artista
Mineiro de Santa Rita de Caldas, Omar Franco mudou-se com a família para o Distrito Federal em 1969, fixando residência em Taguatinga. Matriculou-se em 1970 no antigo Colégio de Taguatinga Norte – CTN, onde participou por quatro anos de uma turma especial de educação artística, formada por alunos portadores de habilidades especiais na disciplina. Naquele período já dispunha de uma produção regular de desenhos, que enchiam as gavetas da sua casa, criando conflitos familiares com relação à ocupação dos espaços exíguos dos armários com coisas “inúteis”.

Suas esculturas já fazem parte no cenário urbano de Brasília. Podem ser encontradas no Setor Comercial Norte e Sul, Setor Bancário Norte, Avenida W3 Norte, shoppings, praças, prédios e esquinas.

Estiveram presentes na solenidade, além do reitor do Uniceub, dr. Getúlio Lopes; o Administrador Regional, Ricardo Lustosa; a deputada Distrital, Sandra Faraj, o Presidente da Acit, Justo Magalhãoes; o diretor do jornal Satélite, Wíllon Wander Lopes; Joana Darc, José Orlando, Wesley e Laudemir.

Fonte: Gazeta de Taguatinga – 15/06/2015