DestaqueEducaçãoNotícias

Novidade Enem 2019: coleta do dado biométrico muda este ano

O edital do Enem 2019 está previsto para ser divulgado neste mês de março

Uma novidade divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta última segunda-feira, 11, é em relação a mudança no procedimento de coleta do dado biométrico, item de segurança adotado pelo Enem desde 2016. O objetivo da alteração faz parte de uma série de otimizações de processos com o objetivo de economizar nas avaliações aplicadas pelo instituto.

O Inep adotará uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até 2018, a ficha para coleta do dado biométrico continha uma lâmina de grafite, individual.

Em relação aos Cadernos de Questões do Enem também houve alteração. A diagramação garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo a economia com papel e impressão.

Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já tem data marcada. As provas realizadas anualmente por milhares de brasileiros acontecem nos dias 3 e 11 de novembro em todas as regiões do país

edital do Enem 2019 está previsto para ser divulgado neste mês de março. No entanto, o Inep já confirmou também a data dos prazos para solicitação de isenção, justificativa de ausência e inscrições. Com o resultado, os candidatos podem pleitear benefícios estudantis por meio dos programas do governo de acesso ao ensino superior, SisuProuni e Fies. O Enem também integra o processo de seleção para o ingresso em universidades portuguesas.

Etapa

Solicitação de Isenção/Justificativa de ausência – 1 a 10 de abril

Inscrições – 6 a 17 de maio

Aplicação – 3 e 10 de novembro

Agência Educa Mais Brasil

 

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile