DestaqueNotíciasPolíticaSaúde

OMS fará mega campanha antitabagismo nas redes sociais

Foi-se o tempo em que fumar era sinônimo de charme, – época em que os comerciais de televisão associavam o tabagismo à imagem de bem estar, vitalidade e aventura. Hoje, organizações sociais, médicos, pesquisadores e grupos pró-saúde são enfáticos em afirmar que o hábito é um dos grandes causadores de vários tipos de câncer entre outras doenças associadas.

Neste contexto, a OMS – Organização Mundial da Saúde lançou nesta terça, dia 8, uma campanha que percorrerá vários países durante um ano. O norte da campanha desafiará 100 milhões de pessoas em todo o mundo a tentar pararem de fumar com a ajuda das redes sociais.

A ação terá como principal foco os países que ainda têm um elevado número de amantes do tabagismo como os Estados Unidos, México, China, Brasil e Alemanha, entre outros. A campanha vai promover a criação, em redes sociais, de comunidades de pessoas que estão abandonando o hábito de fumar, para que se apoiem mutuamente nesse desafio e partilhem informações.

Outro objetivo é aumentar o acesso a serviços de apoio para deixar de fumar e “conscientizar sobre as táticas usadas pelas empresas de cigarros”, disse a OMS em comunicado.

O aplicativo WhatsApp e empresas multinacionais da rede mundial como as gigantes Google, Amazon, e Facebook, além da farmacêutica Johnson & Johnson, farão parte da mega campanha mundial antitabagista.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus “Fumar mata oito milhões de pessoas por ano, mas, se os fumantes ainda precisam de mais motivos para deixar o hábito, a pandemia tem sido um verdadeiro incentivo”, – Isso porque pacientes fumantes podem agravar o quadro clínico quando testam positivo para a covid-19, ficando mais difícil sua recuperação.

No mundo, cerca de 780 milhões de pessoas afirmam que querem deixar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a atingir esse objetivo, acrescenta a OMS, que espera, com a campanha, aumentar a disponibilidade dessas ferramentas.

*Com informações do Gazeta de Taguatinga / Portal EBC Brasil 

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile