DestaqueNotíciasPessoas com deficiênciaPolíticaSaúde

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista poderão ter sessão de cinema adaptada

Se depender do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares terão sessões de cinema adaptadas no âmbito do Distrito Federal. O Projeto de Lei nº 1.320/2020, de autoria do parlamentar e que tramita na Câmara Legislativa do DF – CLDF, obriga os proprietários de cinemas a reservarem, no mínimo, uma vez por mês, sessão destinada às crianças e adolescentes com TEA, com o objetivo de promover a inclusão, ambientar e acolher as pessoas autistas em salas de cinema e fazer com que essa atividade seja uma extensão do processo de tratamento.

De acordo com a Proposição, durante as sessões não será exibida publicidade comercial, as luzes deverão estar levemente acesas, o volume de som será reduzido e as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares poderão entrar e sair durante a exibição do filme, sendo que essas adaptações não poderão acarretar aumento no valor dos ingressos.

Para o deputado Robério, o que se pretende é promover política pública séria, garantindo o acesso dessas pessoas à cultura e lazer. “Os autistas têm questões de processamento sensorial que fazem com que estímulos, como as luzes e os barulhos cheguem de forma diferente ao cérebro, às vezes mais fortes do que deveriam, o que, em alguns casos, acaba se tornando insuportável. Por isso existe a necessidade de adaptação, de acessibilidade”, ressaltou o distrital.

Robério Negreiros frisou que o acesso desses consumidores ao cinema não é uma tarefa fácil. A hiperatividade, a dificuldade de concentração, a necessidade de permanecer sentado durante muito tempo, além da sensibilidade auditiva e visual, tornam uma sessão convencional de cinema um desafio, por vezes, intransponível. “O que propomos é que haja uma sessão totalmente voltada à atenção desse público, a fim de garantir conforto e tranquilidade a todos”, declarou o deputado.

*Com informações da Ascom do deputado distrital Robério Negreiros (PSD) – 14/08/2020

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile